Site das Faculdades de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da Unisanta - Santos - SP
eXTReMe Tracker

Projetos: GiBrincar

Que tal conhecer os personagens do Brasil por meio de um gibi virtual? Esta é a proposta do “GiBrincar”: ensinar e brincar, que estimula o aluno a estudar, aprendendo a compor um gibi, que educa e diverte.

Alunos do curso de Engenharia de Computação, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Letícia P. Figueiredo, Gilberto Holms e Gabriel V. Hurtado, desenvolveram um software educacional que foi apresentado no 22º Congresso Mundial de Educação a Distância, realizado no Rio de Janeiro.

O software foi orientado pela professora de Técnicas Avançadas de Programação, Dorotéa Vilanova Garcia, intitulado de “GiBrincar”. O trabalho foi apresentado por Letícia, durante o evento. Tanto o artigo como a apresentação foram feitas em inglês, por se tratar de um congresso mundial.

Trata-se de um material educativo, lúdico, ilustrado e com desenhos inéditos e originais criados pelo cartunista Ed Carlos Santana. Dorotéa explicou que o sistema é dirigido ao ensino de 1º grau, mais especificamente para alunos de 3ª a 5ª séries. Pela dificuldade de interpretação de texto, pensou-se em um modo de solidificar o processo, com uma estratégia focada nos personagens do Brasil, em ordem cronológica. O software aplica-se a qualquer disciplina que exija interpretação de texto.

O aluno tem a possibilidade de escolher um personagem através de um menu. Sequencialmente aparece a biografia, sintetizada para a faixa etária da criança. Após ler e interpretar o texto, segue uma linha de desenvolvimento através da composição de um gibi, todo em preto e branco. Existe a opção de este gibi ser impresso e posteriormente ser colorido pelo aluno.

Uma outra proposta deste aplicativo apresenta-se através de jogos de entretenimento para que os alunos possam interagir sempre ligados à temática selecionada. Há o jogo de memória, o jogo da forca e a opção de colorir. Durante a apresentação da biografia, ouvem-se músicas clássicas, de Mozart. Foi constatado cientificamente que estudar ao som de Mozart aumenta a capacidade de assimilação por parte do aluno, afirma Dorotéa, orientadora do projeto.

É permitido ao usuário selecionar o tipo de música, deixar ou não o som ativado. O sistema criado pelos alunos de Engenharia de Computação foi apresentado ao Colégio Santa Cecília como trabalho de campo, para perceber a aceitabilidade e sequencialmente ser aplicado no colégio.

Outras informações sobre o projeto GiBrincar podem ser obtidas com a Prof. Dorotéa Vilanova Garcia, orientadora do projeto.

  

 

Saiba mais:

Engenharias em destaque



Alunos da Faculdade de Engenharia Eletrônica da Unisanta desenvolvem central microprocessada para o gerenciamento de água


Unindo conceitos de mecânica e eletrônica, alunos de Engenharia de Computação participam de competição de desenvolvimento de braços robóticos


Vinicius Heltai, ex-aluno de Engenharia Eletrônica da Unisanta: pesquisador e professor universitário


Ex-aluna da Faculdade de Engenharia de Computação da Unisanta, Priscila Cardozo é analista de suporte PMP na multinacional IBM


Alunos da Faculdade de Engenharia Eletrônica da Unisanta desenvolvem instrumento musical com cordas simuladas através de feixes de luz


Diego Pereira, ex-aluno da Faculdade de Engenharia de Computação, atua na gestão de projetos de monitoração da Bolsa de Valores de São Paulo


Marcos Alves, ex-aluno de Engenharia de Computação, é Engenheiro Consultor de Redes na multinacional Cisco Systems

 

 

© 2007-2016 Universidade Santa Cecília - Todos os direitos reservados.
Rua Oswaldo Cruz, 266 - 11045-907 - Boqueirão - Santos - SP - Brasil.
Tel: (13) 3202-7100 - Fax: (13) 3234-5297.