Projetos:
GiBrincar
Que tal conhecer os personagens do Brasil por meio de um gibi
virtual? Esta é a proposta do “GiBrincar”: ensinar e brincar, que
estimula o aluno a estudar, aprendendo a compor um gibi, que educa e
diverte.
Alunos do curso de
Engenharia de Computação, da Universidade Santa Cecília
(Unisanta), Letícia P. Figueiredo, Gilberto Holms e Gabriel V. Hurtado, desenvolveram um software educacional que foi apresentado
no 22º Congresso Mundial de Educação a Distância, realizado no Rio de Janeiro.
O software foi orientado pela
professora de Técnicas Avançadas de Programação, Dorotéa Vilanova
Garcia, intitulado de “GiBrincar”. O trabalho foi apresentado por
Letícia, durante o evento. Tanto o artigo como a apresentação foram
feitas em inglês, por se tratar de um congresso mundial.
Trata-se de um material educativo,
lúdico, ilustrado e com desenhos inéditos e originais criados pelo
cartunista Ed Carlos Santana. Dorotéa explicou que o sistema é
dirigido ao ensino de 1º grau, mais especificamente para alunos de
3ª a 5ª séries. Pela dificuldade de interpretação de texto,
pensou-se em um modo de solidificar o processo, com uma estratégia
focada nos personagens do Brasil, em ordem cronológica. O software
aplica-se a qualquer disciplina que exija interpretação de texto.
O aluno tem a possibilidade de
escolher um personagem através de um menu. Sequencialmente aparece a
biografia, sintetizada para a faixa etária da criança. Após ler e
interpretar o texto, segue uma linha de desenvolvimento através da
composição de um gibi, todo em preto e branco. Existe a opção de
este gibi ser impresso e posteriormente ser colorido pelo aluno.
Uma outra proposta deste aplicativo
apresenta-se através de jogos de entretenimento para que os alunos
possam interagir sempre ligados à temática selecionada. Há o jogo de
memória, o jogo da forca e a opção de colorir. Durante a
apresentação da biografia, ouvem-se músicas clássicas, de Mozart.
Foi constatado cientificamente que estudar ao som de Mozart aumenta
a capacidade de assimilação por parte do aluno, afirma Dorotéa,
orientadora do projeto.
É permitido ao usuário selecionar o
tipo de música, deixar ou não o som ativado. O sistema criado pelos
alunos de Engenharia de Computação foi apresentado ao Colégio Santa
Cecília como trabalho de campo, para perceber a aceitabilidade e
sequencialmente ser aplicado no colégio.
Outras informações sobre o projeto
GiBrincar podem ser obtidas com a
Prof. Dorotéa Vilanova Garcia, orientadora do projeto.

Saiba mais:
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