Alunos de Engenharia de Computação utilizam técnicas de programação e aprendem, de forma lúdica, a criar jogos

Publicada em 09.01.2018

Proporcionar o aprendizado de técnicas e estratégias de programação de forma lúdica. Este é um dos objetivos da disciplina Técnicas de Programação II, conduzida pela professora Dorotéia Vilanova Garcia, que pertence à Faculdade de Engenharia de Computação da Unisanta. Através da disciplina, ministrada já no segundo ano do curso, os estudantes são levados a produzirem jogos, resolvendo uma série de desafios de programação capazes de conduzir a um aprendizado mais efetivo. “os alunos precisam buscar recursos adicionais e aprendem a explorar o raciocínio lógico, a otimização de tarefas e diferentes integrações tecnológicas, estimulando o interesse”, explica a professora.

Como parte do desafio proposto na disciplina, os alunos Daniel Alexandre Carneiro, Gabriel Guerra dos Santos, Thomas Tavares Dias e Yuri Matos Monteiro da Silva desenvolveram um jogo de memória (imagem acima; clique para ampliar) que, segundo Yuri Matos, foi a oportunidade de colocar a teoria em prática na criação de um jogo divertido e agradável: "O jogo despertou o interesse de toda a equipe em buscar e aprimorar o conhecimento dos elementos envolvidos em um jogo".

A opinião sobre a importância da experiência é compartilhada pelo estudante Pedro Joaquim Verni, aluno do mesmo curso e cujo grupo, formado pelos também estudantes Gabriel Oliveira, Raphael Augusto Elias e Ygor Telmo Rodrigues, produziu um jogo didático de física. Pedro destaca que dois dos desafios foram pesquisar as fórmulas e pensar em um jeito de reproduzir as grandezas através de imagens. "O jogo nos permitiu ampliar os conhecimentos sobre física, matemática e lógica de programação. Para aprimorar o jogo, estamos pensando em novas técnicas de programação e outros melhoramentos, como diferentes níveis de dificuldade, temas, sistemas de recompensa e outros desafios", revela.

Já os estudantes Angela de Lima Menezes, Lucas Henrique dos Santos, Luiz Micael Queiroz Cavalcante e Nícollas Leite Frazão Santos optaram por desenvolver um jogo de quebra-cabeças que, segundo Angela, uma das integrantes da equipe, envolveu vários desafios técnicos: "utilizamos todo o conhecimento obtido em sala, mas tivemos que pesquisar ainda mais para desenvolver os métodos de acordo com os nossos objetivos no jogo. Acredito que a experiência contribuiu para o crescimento do grupo acadêmica e profissionalmente, pois, além de incentivar nosso trabalho em grupo para a resolução dos problemas que encontramos, estimulou também nossa curiosidade e o interesse pela pesquisa".

Participaram também da iniciativa proposta na disciplina e apresentaram trabalhos no último semestre os alunos João Victor Fernandes, Vinicius Coelho Cosendey, Guilherme L. Fernandez, Gabriel D'Assunção, Rafael Robert, Israel Fang Durra, Matheus Costa, Douglas Henrique e Cahue Gonçalves de Araújo - todos do curso de Engenharia de Computação da Unisanta.