Curso de Engenharia de Computação e NDC/Unisanta promovem segundo encontro sobre desenvolvimento e gestão de carreiras

Publicada em 28.08.2017

Alunos de Engenharia de Computação da Unisanta participaram, na última quinta-feira (24), da segunda etapa de um minicurso gratuito sobre desenvolvimento e gestão de carreiras. A iniciativa é resultado de uma parceria realizada entre a Faculdade de Engenharia de Computação e o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC) da Unisanta. Dividido em três encontros, o minicurso tem como objetivo preparar os estudantes para as diversas etapas que envolvem um processo de seleção.

Coordenadora do NDC/Unisanta e uma das docentes responsáveis pelo minicurso, a professora Maria Cristina Pereira Matos explica que o segundo encontro teve como objetivo abordar como se dá o processo seletivo a partir do chamado da empresa para uma entrevista pessoal: “esta é uma fase decisiva de qualquer seleção e a empresa pode empregar as técnicas que julgar necessárias para o processo. Nesta segunda aula nos concentramos nas entrevistas pessoais, uma estratégia de seleção universal, apresentando, entre outros assuntos, diversas dicas essenciais de comportamento capazes de reduzir a insegurança e trazer mais tranquilidade a quem passa por um processo avaliativo”.

Matheus da Ressurreição, aluno do curso de Engenharia de Computação e participante do minicurso, observa que, com as orientações recebidas já no encontro anterior, fez diversas correções em seu próprio currículo: "observei diversos erros que estava cometendo. Estou ansioso para saber quais serão as outras dicas que serão passadas", ressalta. Motasem El Malat, que também participa dos encontros, destaca a utilidade do curso: "Os docentes são muito atenciosos e bem objetivos. O minicurso permite uma compreensão mais ampla dos tópicos tratados".

O professor Luís Fernando Pompeo Ferrara, coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da universidade e organizador dos encontros, ressalta a importância da iniciativa: "notamos que muitos alunos estavam encontrando dificuldades para ingressar em um programa de estágio simplesmente por não saberem como elaborar corretamente um currículo ou até mesmo participar de entrevistas e dinâmicas de grupo, o que nos conduziu a esta parceria com o NDC/Unisanta para preencher esta lacuna”, destaca. Também idealizadora do projeto, Sabrina de Cássia Martinez, professora dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da universidade, sugere que os estudantes às vezes se esquecem de que a participação em um processo seletivo também necessita de preparação: "tivemos o intuito de despertar o aluno para essa nova etapa, preparando-os para os futuros recrutamentos”.

O último encontro, que acontecerá na nesta quinta-feira (31/08), terá como tema "Dinâmicas de grupo".

NDC/Unisanta – Focado no mercado de trabalho, o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC) foi criado em maio de 2012 e objetiva colaborar com alunos e formandos da Unisanta na busca por colocações no mercado de trabalho, oferecendo diversas orientações no intuito de qualificar os estudantes para que melhor se apresentem no mercado de trabalho e realizando ainda serviços de consultoria e assessoria em Recursos Humanos para empresas de diferentes segmentos. O NDC/Unisanta é coordenado pela professora Maria Cristina Pereira Matos e conta com a participação dos professores Aurélio Moschin e Tânia Cristina Guedes Pinto.