Alunos do quinto semestre de Engenharia de Computação constroem um “piano aquático”, combinando teclas com jatos de água

Por Rafael Souza
Publicada em 24.05.2017

A construção de um piano com escalas musicais simples, com teclas musicais que, ao serem tocadas, jorram jatos de água, controlados por sistemas eletrônicos e gerenciados por computador. Esta foi a proposta da professora Dorotéia Garcia aos alunos do 5º semestre de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), como parte da disciplina de Sistemas em Tempo Real.

O projeto tinha como objetivo coletar as notas musicais numa escala simples, através de circuitos eletrônicos próprios e encaminhados para o microprocessador Arduino. O equipamento identificaria as notas pressionadas e encaminharia a informação para o computador, que faria o armazenamento das informações num sistema desenvolvido em C#, com a finalidade de armazenar a partitura emitindo o som correspondente.

Ao mesmo tempo, enviaria essa informação como saída para outro periférico construído pelos alunos. Ele seria uma fonte que sinalizaria a nota correspondente em um dispositivo aquático, criando assim um efeito lúdico com o jato de água, de todo o processo em tempo real.

O projeto foi feito por oito grupos com no máximo quatro alunos cada. Após a avaliação, houve uma premiação para o grupo que atingiu os objetivos estabelecidos e apresentou, entre outras coisas, rigor, capricho e qualidade na apresentação. O grupo formado por Leticia Barboza Clavisso, Davi Augusto Kleiser dos Santos, Gustavo Dias Lobianco de Souza e Gabriel de Carvalho Souza foi o premiado após a avaliação.

O processo avaliativo se deu através de uma banca de professores da Unisanta e convidados. Entre os avaliadores estavam os professores da Unisanta Helio Rangel e Mauricio Mário. Além disso, a banca também foi composta por Rui Silvestrin e Davi Reis, professores da FATEC Rubens Lara.

O evento também teve a participação de outros professores da Unisanta, que compareceram para ver a apresentação dos trabalhos e a presença do coordenador do curso, professor Luís Fernando Ferrara e do Diretor, Prof. Antonio Salles Penteado.