Estudantes de Engenharia de Computação desenvolvem braços robóticos como parte do tema Tópicos de Mecânica

Por Rafael Souza
Publicada em 23.05.2017

Os alunos do curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participaram por mais um semestre de uma competição interna de desenvolvimento de manipuladores mecânicos (braços robóticos). A prova foi realizada na última sexta-feira (19) e integra a disciplina Tópicos de Mecânica, sob a coordenação do professor João Batista do Amaral Junior.

A competição envolvendo braços robóticos envolve a parte de estrutura e a parte de software. Segundo o professor João Batista do Amaral, o software é aliado com a placa Arduino e os estudantes têm a liberdade de fazer os diversos tipos de acionamento. “O projeto visa os conceitos de mecânica, que seria a estrutura do braço em si com a parte da Arduino e a programação. Os alunos têm liberdade para construir esse protótipo e o desafio seria empilhar os três blocos em um campo determinado e desempilhar, fazendo tanto o modo automático quanto o mecânico”, explicou.

Tendo por base os conhecimentos básicos de mecânica e eletrônica com computação adquiridos no curso e na disciplina, a partir de uma especificação mínima inicial, os estudantes devem ser capazes de projetar um braço robótico que deve se movimentar, segurar e transportar, manualmente e de forma automática (através de um software), três blocos em distâncias previamente fornecidas.

“Esse projeto envolve a parte de cálculo da estrutura, onde você tem os conceitos de mecânica geral, e a parte de resistência dos materiais, aliando-se com a parte de computação e de eletrônica, que eles já têm na bagagem. Esse projeto é construído nas instalações da universidade, nos laboratórios onde temos os apoios das máquinas e a parte dos laboratórios de computação. Alinham-se os laboratórios e tem como finalização esse projeto que vem evoluindo de ano para ano”.

Sobre a disciplina – Parte integrante do curso de Engenharia de Computação, a disciplina Tópicos de Mecânica, oferecida a partir do terceiro semestre do curso, objetiva oferecer aos alunos os conhecimentos básicos na área de mecânica, proporcionando noções práticas de movimento, força e transformações de energia em energia mecânica, entre outros tópicos.