Alunos de Engenharia apresentam trabalhos desenvolvidos em curso gratuito de eletrônica oferecido pela universidade

Publicada em 20.02.2017

Criado com a expectativa de proporcionar aos estudantes de diferentes cursos de Engenharia da Universidade Santa Cecília uma introdução prática ao mundo da eletrônica, a Faculdade de Engenharia da Unisanta oferece anualmente um curso de extensão básico em Eletrônica, ministrado pela professora Sabrina de Cássia Martinez, com o auxílio das também professoras Raquel Galhardo (do Núcleo de Pesquisa em Eletrônica da instituição) e Fabiane Higa. O curso é supervisionado pelo professor Luís Fernando Pompeo Ferrara, que coordena os cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Computação da universidade.

Tendo como público-alvo alunos de Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química matriculados na Universidade Santa Cecília, o curso visa apresentar, ao longo de 80 horas/aula, conceitos básicos da eletrônica analógica, dimensionamento de componentes e programação de sistemas embarcados, oferecendo gratuitamente aos estudantes da universidade a chance de agregarem novos conhecimentos à sua formação e dando-lhes a oportunidade de enxergarem soluções para diferentes tipos de situações relacionadas às suas áreas de atuação.

"O aluno que se matricula no curso já possui um diferencial, pois está disposto a aprender algo que não está em sua grade curricular convencional. Esta experiência faz o aluno assimilar os conceitos básicos de eletrônica e a importância de se trabalhar em grupo e com áreas diferentes", explica a professora Sabrina Martinez, responsável pelas aulas.

Com o encerramento da quarta turma do curso (foto no início da matéria; clique para ampliar) foram produzidos e apresentados diversos projetos de conclusão (abaixo; clique para ampliar as fotos). Confira os temas, as formações e as fotos dos participantes, que aparecem nas imagens acompanhados da professora auxiliar Fabiane Higa.

Grupo I
Controle de uma Grua através de Joystick

Alunos responsáveis
Gabriel Elias de Almeira (Engenharia Mecânica)
Pedro Antonio Barros dos Santos (Engenharia de Produção)

Grupo II
Plataforma de Petróleo Automatizada

Alunos responsáveis:
Guilherme Ribeiro de Oliveira (Engenharia de Petróleo e Gás)
Fernanda Arruda Cotta (Engenharia Mecânica)
Laís Cecato Eizer (Engenharia de Petróleo e Gás)

Grupo III
Luva Seta de Direção para Auxílio ao Ciclista

Alunos responsáveis:
Beatriz D'Antonio da Cruz (Engenharia de Produção)
Gabriela Biangaman Pinheiro (Engenharia de Produção)
Giovanna Lanigra Husni
(Engenharia de Produção)

Grupo IV
Utilização de uma Célula de Carga para Confecção de uma Balança

Aluno responsável:
Guilherme Cabral Ialongo (Engenharia Mecânica)

Serviço – Prestes a iniciar sua quinta turma, o curso básico de Eletrônica da Unisanta, oferecido gratuitamente para estudantes matriculados em qualquer graduação de engenharia da universidade, possui vagas limitadas. Outras informações e inscrições podem ser realizadas presencialmente na diretoria dos cursos de Engenharia da Universidade Santa Cecília, localizada na sala M-117.