Alunos de Engenharia de Computação realizam competição de desenvolvimento de braços robóticos

Publicada em 24.10.2016

Coordenados pelo professor João Batista do Amaral Junior, responsável pela disciplina Tópicos de Mecânica, e também auxiliados pelas professoras Sabrina Martinez e Raquel Galhardo (na área computacional e eletrônica), além de Irineu Penha da Ressurreição, técnico do Laboratório de Mecânica do curso, alunos do curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília participaram por mais um semestre de uma competição interna de desenvolvimento de manipuladores mecânicos (braços robóticos). Tendo por base os conhecimentos básicos de mecânica e eletrônica com computação adquiridos no curso e na disciplina, a partir de uma especificação mínima inicial, os estudantes devem ser capazes de projetar um braço robótico que deve se movimentar, segurar e transportar, manualmente e de forma automática (através de um software), três blocos em distâncias previamente fornecidas.

Na competição do semestre anterior, a equipe ganhadora (imagem ao lado; clique na imagem para ampliar) foi composta pelos Bruno Raphael Ferreira de Souza, Felipe Roque, Gabriel Souza de Paula, Lucas Moraes Gomes, Luiza Oliveira Santos Moraes de Souza, Rafael Leal Prada dos Santos, Rodrigo Oliveira Coelho, Stefani Delmondes Makiuchi, Thiago de Souza Imparato e Walter Tadeu Martins Filho.

“As habilidades trabalhadas são as mesmas cobradas na profissão, envolvendo a aplicação dos conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais aliados ao trabalho em equipe”, explica o professor João Batista do Amaral Junior. O professor destaca que, como a atividade possui um prazo de conclusão, um dos requisitos óbvios é o comprometimento com os prazos, fazendo com que o planejamento passe a ser fundamental na coordenação do projeto.“Os estudantes percebem que o fluxo de comunicação entre componentes do grupo é essencial, gerando discussões acaloradas e construtivas entre os componentes do grupo, especialmente no que tange ao cumprimento de trarefas ou ainda a logística de compra de material no prazo”.

O responsável pela disciplina enfatiza ainda que outro destaque é a criatividade, que vai desde a escolha do material aos métodos de trabalho: “a visão multidisciplinar é importante também. Nesse caso, como estão em um laboratório de mecânica, se confrontam com novas experiências com métodos de trabalho e visões de execução de projetos diferentes”, enfatiza.

Sobre a disciplina – Parte integrante do curso de Engenharia de Computação, a disciplina Tópicos de Mecânica, oferecida a partir do terceiro semestre do curso, objetiva oferecer aos alunos os conhecimentos básicos na área de mecânica, proporcionando noções práticas de movimento, força e transformações de energia em energia mecânica, entre outros tópicos.