Projetos da disciplina Técnicas de Programação, do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, ligam teoria e prática em desenvolvimento de software

Publicada em 24.08.2016

Com o objetivo de promover a prática em desenvolvimento de software e aplicar as diversas técnicas estudadas na disciplina "Técnicas de Programação", alunos do curso de Engenharia de Computação da Unisanta desenvolveram um jogo de batalha naval multiplayer fazendo uso da linguagem de programação Java. O projeto foi coordenado pelo professor Fernando José Cesilio Branquinho, responsável pela disciplina.

Estudante do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, Felipe Roque fala sobre o desafio técnico do projeto, envolvendo técnicas de orientação a objeto e o uso de um servidor, além da comunicação entre máquinas clientes. "Para que novos comandos fossem adicionados [ao sistema], criamos uma classe concreta para o comando e encapsulamos nela toda a informação necessária para que o comando pudesse ser executado, fosse uma mensagem com a intenção de disparar no mar inimigo ou uma mensagem para a atualização do servidor. Nenhuma linha de código precisava ser mudada nos componentes já existentes conforme o sistema foi sendo desenvolvido, e esta foi a decisão mais impactante no decorrer do projeto", explica o aluno, que criou o jogo em conjunto com o também estudante Guilherme Maynart Rodrigues.

Fernando Branquinho, professor responsável pela disciplina, explica que o principal fator envolvido no projeto é o de colocar o estudante em contato direto com a especificação formal de um problema complexo. "Deste modo, o estudante torna-se capaz de antecipar os desafios que irá enfrentar em sua carreira profissional", finaliza.