Alunos de Computação Aplicada a Engenharia, disciplina dos cursos de Engenharia Eletrônica e Elétrica, apresentam projetos de sistemas

Publicada em 24.06.2016

Produzidos no quarto semestre dos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica da Unisanta, os projetos elaborados por alunos  da disciplina Computação Aplicada à Engenharia tem por objetivo o desenvolvimento de sistemas interativos através da plataforma de prototipagem Arduino. Neste módulo, sob orientação da professora Raquel Galhardo de Carvalho Lopes, os estudantes recebem conceitos básicos de programação e eletrônica, trabalhando com o envio ou recepção de informações de sistemas eletrônicos.

Professora responsável pela disciplina, Raquel explica que, ao longo do semestre, os estudantes apresentam suas propostas de projeto, cujo principal objetivo é transformar os conhecimentos adquiridos durante as aulas em uma aplicação real. “As aplicações sugeridas pelos alunos envolvem desde simulações de sistemas eletrônicos existentes a automações de máquinas manuais”, explica a docente, que ressalta a importância de se colocar em prática o aprendizado teórico, servindo ainda como motivação à pesquisa científica.

Entre os projetos apresentados neste semestre estão:

Contador Digital de Componentes Eletrônicos

O objetivo deste projeto foi desenvolver um contador digital para uma uma preformadora manual de componentes axiais na horizontal, a fim de realizar a contagem dos componentes durante o processo de corte dos terminais.

O estudo foi desenvolvido pelos alunos Paulo Hidalgo Santos, Paulo César Passos de Oliveira, Thellyson Francisco de Sousa Silva e Vinícius dos Santos Rodrigues (foto).

Ponte Rolante

Projeto desenvolvido com o objetivo de simular o funcionamento de uma ponte rolante, normalmente utilizada no transporte e elevação de cargas, equipamento comum em instalações industriais.

O protótipo foi criado pelos alunos Audenis Nunes da Mota e Marco Antônio de Carvalho Costa (foto).