Engenharia Unisanta abre nova turma do curso básico de Eletrônica

Publicada em 14.03.2016

Com o objetivo de introduzir o estudante aos conceitos básicos da área de eletrônica, a Faculdade de Engenharia da Unisanta, por meio do Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada, acaba de iniciar mais uma turma do curso básico de Eletrônica. Destinado a alunos matriculados nas graduações de Engenharia da Unisanta que não possuem disciplinas ligadas à área de eletrônica (Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química), o curso, que está iniciando sua quarta turma, representa uma oportunidade para que estudantes da universidade possam agregar conhecimento aos seus currículos e levá-lo para as suas respectivas áreas de atuação.

Iniciando com os conceitos básicos da área, a professora responsável pelas aulas, Sabrina C. Martinez, explica que o curso trata de tópicos como tensão e corrente e evolui para a aplicação dos conceitos estudados para a plataforma Arduino, envolvendo o uso de sensores, resistores, relés, reguladores de tensão e transistores, além da utilização de equipamentos, como multímetro, protoboard, fonte de alimentação e ferro de solda.

“A intenção do curso não é habilitar o aluno para trabalhar na área de eletrônica, mas sim contribuir com a sua formação, agregando conhecimento para que a visão dele sobre um determinado problema não fique limitada somente à sua área de formação. É exatamente essa a ideia que trabalhamos”, explica a docente, que ressalta que a tarefa final do curso, que acaba de formar a sua terceira turma (foto acima; clique para ampliar), consiste justamente em um projeto de conclusão aplicado à área de atuação de cada aluno.

Serviço – Informações e inscrições para o curso básico de Eletrônica da Unisanta, que possui vagas limitadas e inscrições gratuitas (mas apenas para estudantes de qualquer engenharia da universidade), podem ser realizadas apenas presencialmente na diretoria dos cursos de Engenharia da Unisanta, localizada na sala M-117.  O curso é supervisionado pelo professor Luís Fernando Pompeo Ferrara, coordenador dos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Computação da universidade.