Publicada em 29.08.2015

Engenheiro Eletrônico formado pela Unisanta em 2007 e Mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP) desde 2011, Vinicius Heltai é hoje professor universitário e pesquisador parceiro da multinacional Intel nas áreas de IoT, Sistemas Embarcados e Automação Industrial.

No penúltimo semestre do curso, Heltai participou do projeto Toulouse e foi à França estudar o processo de fabricação de microchips em sala limpas. "O intercâmbio praticamente foi primordial na minha vida pessoal e profissional. Ao retornar, na mesma semana fui convidado para fazer iniciação cientifica na USP. Esse convite só ocorreu em função do intercâmbio", revela o ex-aluno, que enfatiza que os conhecimentos adquiridos durante o estágio internacional em Toulouse (França) lhe proporcionaram agregar um conhecimento que só teria em um curso de pós-graduação.

"Com o mestrado, intercâmbio e conhecimentos adquiridos, fui convidado para atuar como engenheiro pela primeira vez. Ao concluir o mestrado, recebi o título que me dava o 'passaporte' para entrar na área acadêmica. Hoje desenvolvo projetos, participo de eventos e desenvolvimento de tecnologias de ponta como IoT. A Intel me propicia uma parceria em função de todo esse histórico", explica Heltai.

Aos alunos em busca de boas oportunidades em um mercado tão concorrido, o ex-aluno da Faculdade de Engenharia Eletrônica considera fundamental que estipulem metas e objetivos, aprendendo idiomas, realizando cursos paralelos e estudando as tendências do mercado. "Do mesmo modo como uma empresa faz perante os seus clientes, um profissional deve estar igualmente atento aos seus 'concorrentes' e 'clientes' [empresas]. É fundamental analisar o que o mercado de trabalho procura e responder à seguinte pergunta: 'qual pode ser o meu diferencial em relação aos demais?'", aconselha.