Publicada em 25.02.2015

Alunos da disciplina Programação Avançada, ministrada pelo professor Paulo Roberto Schroeder de Souza, do curso de Engenharia Eletrônica da Unisanta, desenvolveram um instrumento musical com comportamento simulado através de feixes de laser, onde cada corda é responsável pela emissão de uma nota musical diferente, reproduzida através de um alto-falante. Desenvolvido pelos estudantes Fabiane Higa Fagundes Rafael Leal Kohatsu e Yuri Silva Cruz Storino, o projeto contou ainda com a participação e orientação dos professores Raquel Galhardo de Carvalho Lopes e Fernando José Cesilio Branquinho.

Denominado "Harpa Laser", o projeto foi desenvolvido de forma modular, onde cada circuito foi produzido e testado separadamente e, posteriormente, integrado para o correto funcionamento do projeto, facilitando a localização de falhas durante os testes. Envolvendo desafios relacionados às áreas de software e hardware, como, por exemplo, o perfeito alinhamento dos feixes de laser com seus receptores, o projeto envolveu ainda pesquisas sobre acoplamento óptico, conversão digital/analógica e fototransistores.

Com circuitos inicialmente simulados através do programa Proteus e com testes posteriores executados através de uma placa de ensaio (protoboard), os alunos chegaram à confecção das placas de circuito impresso propriamente ditas através do mesmo programa Proteus. Os testes dos circuitos de emissão e recepção deram lugar ao desenvolvimento da etapa do software responsável pelas diferentes notas musicais emitidas pelo instrumento, assim como o módulo de alimentação adequado aos circuitos da "harpa", cujos diferentes componentes foram dispostos em uma estrutura acrílica também confeccionada pelos estudantes.