Ex-aluno de Engenharia de Computação, Leonardo Francisco é Analista do Grupo Rede

Publicada em 24.05.2015

Ex-aluno da Faculdade de Engenharia de Computação, Leonardo Francisco hoje atua no Grupo Rede e é o analista responsável pela aplicação de serviços da rede de postos Ipiranga, como acúmulo de quilômetros de vantagens, recargas de celulares, entre outros serviços disponíveis em todo o território nacional. Antes de chegar ao Grupo Rede, Leonardo atuou, por quatro anos, na consultoria CPM Braxis Capgemini, participando de projetos de grande porte para clientes como Bradesco e Caixa Econômica Federal - inclusive, atuando como líder técnico no projeto de evolução do serviço de Internet Banking da Caixa.

Além das atividades técnicas, como especificação de requisitos, elaboração de roteiro de testes e implantação, Leonardo é também responsável pela gestão do projeto através da definição do cronograma de atividades, controle financeiro, relatórios de andamento das demandas em comitês executivos e acompanhamento do trabalho realizado pela fábrica de software terceirizada que codifica a aplicação.

Aos alunos que buscam uma boa colocação no mercado de trabalho, Leonardo aconselha a busca por certificações internacionais, que são extremamente valorizadas na área de tecnologia: “material de consulta é extremamente abundante na área de tecnologia, portanto, estude para as certificações por conta própria, já que existe uma vasta relação de livros, fóruns e apostilas focadas para a realização das provas”, sugere o ex-aluno de Engenharia de Computação, que entende que o profissional da área de tecnologia tem que ser um autodidata por excelência, devido à acentuada curva de atualização do setor.

“No curso de Engenharia da Computação, assim como em outras vertentes da engenharia, você ‘aprende a aprender’, ou seja, se torna uma pessoa acostumada a buscar informação, consultar fontes técnicas e fazer a leitura de qualquer tipo de dado. Um profissional calejado por um curso de engenharia tem facilidade para absorver qualquer tipo de informação ao longo de sua vida profissional”, acredita.