Margareth Cabral, ex-aluna do curso de Engenharia de Computação, é Analista de Testes na multinacional IBM

Publicada em 24.04.2015

Após uma breve passagem de apenas 3 meses como estagiária, Margareth Cabral, ex-aluna da Faculdade de Engenharia de Computação da Unisanta, foi recentemente efetivada como analista de testes de software na multinacional IBM. A companhia, uma das mais respeitadas fornecedoras de soluções do mercado, atua em diversos setores, como consultoria, serviços de infraestrutura, hospedagem e fabricação e venda de hardware e software para computadores.

Atuando na área de GBS (Global Business Service), que oferece soluções e serviços, Margareth participa atualmente de atividades de testes ligados a um projeto que oferece suporte à uma aplicação customizada desenvolvida pela empresa. "Como parte de minhas tarefas estão a revisão e análise de casos de uso, criação de planos, casos e scripts de teste, além do suporte à equipe de desenvolvimento, atuando no recebimento e análise de incidentes. Também colaboro com a gestão do projeto, atuando na organização de processos e documentos", revela a ex-aluna, certificada pela Cisco na área de Redes (CCNA) e também na área de Testes de Software (Certified Tester Foundation Level), pela ISTQB.

Para ingressar na empresa, Margareth realizou um cadastro no próprio site da multinacional, sendo convidada a realizar uma bateria de testes online (português, raciocínio lógico e inglês) e uma entrevista com um profissional da área de Recursos Humanos (para identificação de seu perfil), seguida de uma entrevista em inglês: "a seguir, fui entrevistada por um gestor da área selecionada (Testes) e, por último, fui entrevistada pelo profissional que viria a ser meu mentor durante o estágio".

Aos estudantes em busca de boas oportunidades, a ex-aluna de Engenharia de Computação sugere que não subestimem o seu próprio potencial e a sua capacidade de alcançar um objetivo. "O medo é nosso maior inimigo. Estude sempre, agregando todo o tipo de conhecimento possível e obtenha uma certificação para competir por uma vaga", aconselha Margareth, que está interessada em obter novas certificações nas áreas de testes e gestão, além de realizar um MBA na área de gerenciamento de projetos.

Hoje formada, Margareth afirma conseguir identificar vários ensinamentos utilizados em seu ambiente de trabalho e ligados ao seu desenvolvimento profissional, destacando o conhecimento técnico, que aplica com mais facilidade, e o comprometimento e responsabilidade na execução de suas tarefas: "particularmente, estou utilizando bastante os conhecimentos aprendidos nas aulas da disciplina Engenharia de Software, já que atuo com casos de uso e de testes. Na análise dos incidentes, crio e executo muitos scripts de consulta a banco de dados, o que me favoreceu bastante as aulas de banco de dados [disciplina Sistemas de Informação]".