Publicada em 21.09.2015

Criar uma solução tecnológica capaz de contribuir para o gerenciamento e a otimização do uso da água, um item fundamental para a vida e para praticamente todo e qualquer ramo de atividade: este foi o objetivo do trabalho "Desenvolvimento de uma central microprocessada para gerenciamento de água". Apresentado como trabalho de conclusão de curso de Engenharia Eletrônica pelos alunos Bruno Ribeiro, Diogo Alves, Fábio Toledo, Felipe Jander e Guilherme Martins, o TCC foi orientado pelo professor Jadir Denis Albino.

Produzido com o auxílio da plataforma Arduino, com elementos desenvolvidos na linguagem de programação PHP, o trabalho, nos quais estão aplicados conceitos de automação residencial, segundo os autores, possui como benefício direto a possibilidade de diminuição nos gastos com energia elétrica: "a solução faz uso de sensores para coletar e manipular os dados, que são transmitidos pela Internet e podem ser visualizados à distância de forma gráfica, permitindo a interação com o sistema através de um navegador web", destacam os alunos no trabalho, que também reforça a ideia de que as novas tecnologias devem ser capazes de tentar suprir as demandas e otimizar a captação de recursos renováveis ou não.

Integrante do grupo responsável pelo trabalho, Felipe Jander destaca que um dos maiores desafios enfrentados pela equipe consistiu em descobrir como integrar a tecnologia capaz de obter os dados da vazão da água à página que receberia as informações para publicação na Internet. "Tivemos que nos aprofundar em pesquisas, mas o trabalho nos permitiu colocar em prática o nosso conhecimento e obter sucesso no projeto, contribuindo para a nossa formação", finaliza.