Ex-aluno de Engenharia Eletrônica da Unisanta obtém título de Mestre com pesquisa na área de aplicações da Lógica Paraconsistente

Publicada em 19.10.2015

Formado pela Faculdade de Engenharia Eletrônica da Unisanta em 1998, Clovis Misseno da Cruz, professor universitário e colaborador da Vivo, obteve o título de Mestre com a dissertação “Aplicação da Rede Neural Artificial Paraconsistente em Controle Estatístico de Processo”. O trabalho, que obteve nota máxima da banca avaliadora, apresenta uma relevante pesquisa na área de gerenciamento de energia e processos e faz uso de algoritmos baseados na Lógica Paraconsistente.

Orientado pelo Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho e co-orientado pelo Prof. Dr. Maurício Conceição Mário, ambos docentes das Engenharias da Unisanta e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Unisanta (PPGEMec), Misseno apresenta através do trabalho uma proposta para a aplicação de algoritmos da Lógica Paraconsistente na construção de um Controlador Estatístico de Processos, denominado CEP-LPA2v. Participaram da banca avaliadora o Prof. Dr. Euro de Barros Couto, do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP) e PMSP, e os pesquisadores do PPGEMec Prof. Dr. Alexandre Rocco e Prof. Dr. Maurício Conceição Mario.

PPGEMec – Reconhecido pela CAPES e recomendado pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Mestrado em Engenharia Mecânica, oferecido dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEMec), busca a formação de profissionais preparados para os desafios do novo milênio e focados na realidade regional, onde as tecnologias da informação e de automação desempenham papeis fundamentais. O curso conta com linhas de pesquisas específicas para alunos de Engenharias, como Gerenciamento Eletroenergético e Automação e Controle de Processos.