Site das Faculdades de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da Unisanta - Santos - SP
eXTReMe Tracker

Projeto de aluno de Engenharia de Computação propõe melhoria em controle de secagem de bandejas e é destaque no VII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica

Publicada em 09.12.2015

Os cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica  marcaram presença com sete trabalhos no VII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) e, dentre as centenas de trabalhos apresentados nas mais diversas áreas do conhecimento, um dos destaques foi "Estudo e automação do secador de bandejas do tipo batelada", premiado com o  terceiro lugar na categoria "Engenharias". O trabalho foi desenvolvido pelo aluno Bruno Moncayo (foto ao lado; clique para ampliar), do curso de Engenharia de Computação, sob orientação da professora Sabrina de Cássia Martinez.

O projeto consistiu na implementação de um protótipo capaz de promover um controle mais eficiente e preciso na leitura e armazenamento de dados de um secador de bandeja, utilizado por alunos no Laboratório de Operações Unitárias Oswaldo Bonfanti, mantido pela universidade.

“O sistema desenvolvido captura a temperatura e a umidade do equipamento através de sensores, salvando os dados em tempo real num cartão SD. Este processo evita a perda de dados e erros provocados pelo operador do equipamento durante os ensaios”, explica o aluno, que ressalta o ganho em termos de maximização no aproveitamento da bancada nas aulas e nos experimentos realizados em laboratório. “Fiquei feliz por representar o meu curso em meio de tantos trabalhos qualificados no congresso, e agradeço aos professores do laboratório Operações Unitárias Oswaldo Bonfanti pela oportunidade de desenvolver o projeto”.

Outros trabalhos - Além do estudo premiado, outros seis trabalhos desenvolvidos por estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica foram apresentados no VII COBRIC. São eles:

  • "Construção de protótipo de micro CLP programável utilizando software com linguagem Ladder", de autoria dos alunos Vitor Alho, Gadiel Willier, Lucas Valente e Daniel Afram, do curso de Engenharia de Computação, sob a orientação do professor Fernando José Cesilio Branquinho.
     
  • "Desenvolvimento de instrumento musical harpa com conceitos eletrônicos", desenvolvido pelos alunos de Engenharia Eletrônica Yuri Silva Cruz Storino, Fabiane Higa Fagundes e Rafael Leal Kohatsu, e orientado pelo professor Paulo Roberto Schroeder de Souza.
     
  • "Desenvolvimento de uma placa moduladora de sinal Ask e Pam", de autoria de Fabiane Higa Fagundes, Rafael Leal Kohatsu e Yuri Silva C. Storino, alunos de Engenharia Eletrônica, sob orientação da professora Irene Silva Farias.
     
  • "Melhorias no controle, automação e redução de custos de uma autoclave", desenvolvido pelos estudantes Felipe Kiqumoto, Guilherme Moreno Vieira e Victor Araújo, com orientação da professora Raquel Galhardo de Carvalho Lopes.
     
  • "Automação em uma planta de pasteurização de suco de laranja", a cargo dos alunos Rodrigo Reis Carossi e Thiago Verissimo dos Santos, orientados pela professora Sabrina de Cássia Martinez.
     
  • "Sistema para averiguação de equipamentos de segurança - Saves", de autoria dos alunos Gustavo Mendonça Oliveira, Guilherme Oliveira de Freitas e Roberto Santos da Silva, com orientação do professor Luís Fernando Pompeo Ferrara.

COBRIC - Promovido pelo sétimo ano consecutivo, o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) tem como objetivo a divulgação de pesquisas e trabalhos elaborados por acadêmicos da Unisanta e de outras instituições de ensino superior.

Realizado no último mês de Novembro, o congresso reuniu, ao longo de dois dias, quase 300 trabalhos de alunos de graduação de instituições públicas e privadas de diversas regiões do país nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, Engenharias e Arquitetura, Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas e Lingüística, Letras e Artes.

Engenharias em destaque



Alunos da Faculdade de Engenharia Eletrônica da Unisanta desenvolvem central microprocessada para o gerenciamento de água


Unindo conceitos de mecânica e eletrônica, alunos de Engenharia de Computação participam de competição de desenvolvimento de braços robóticos


Vinicius Heltai, ex-aluno de Engenharia Eletrônica da Unisanta: pesquisador e professor universitário


Ex-aluna da Faculdade de Engenharia de Computação da Unisanta, Priscila Cardozo é analista de suporte PMP na multinacional IBM


Alunos da Faculdade de Engenharia Eletrônica da Unisanta desenvolvem instrumento musical com cordas simuladas através de feixes de luz


Diego Pereira, ex-aluno da Faculdade de Engenharia de Computação, atua na gestão de projetos de monitoração da Bolsa de Valores de São Paulo


Marcos Alves, ex-aluno de Engenharia de Computação, é Engenheiro Consultor de Redes na multinacional Cisco Systems

 

 

© 2007-2016 Universidade Santa Cecília - Todos os direitos reservados.
Rua Oswaldo Cruz, 266 - 11045-907 - Boqueirão - Santos - SP - Brasil.
Tel: (13) 3202-7100 - Fax: (13) 3234-5297.