Publicada em 05.02.2015

Ex-aluno do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, Diego Pereira atua, desde junho de 2013, como analista pleno de ferramentas de TI na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), gerindo projetos ligados à monitoração - cargo que exige um bom conhecimento sobre diversas tecnologias, como redes, servidores, desenvolvimento, backup e armazenamento.

"Sou responsável por todos os projetos de novos sistemas e infraestruturas de TI na parte de monitoração - logo, preciso entender como a aplicação deve funcionar, sugerir monitorações e entender o que querem que seja monitorado", explica o ex-aluno, que estuda constantemente diversas ferramentas de monitoração de fornecedores - como HP, IBM, Splunk, BMC e CA Technology - para atender ao mercado em que trabalha.

Aos estudantes em busca de realização no mercado de trabalho, Diego Pereira aconselha que pesquisem por cursos especializados e as vagas existentes através de dicas de amigos que já atuam na área: "o estudante precisa ser pró-ativo, pesquisar por conta própria antes de perguntar, além de ter bom conhecimentos em língua portuguesa, o que conta muito. O inglês também é um diferencial para áreas técnicas", sugere o ex-aluno, que afirma não priorizar suas escolhas profissionais com base no salário: "no meu início profissional, o salário não foi prioridade - e sim, o que a empresa agregaria ao meu currículo".

Falando sobre a sua experiência na Unisanta, o ex-aluno da Faculdade de Engenharia de Computação destaca que não teria em pouco tempo a maturidade pessoal e profissional que adquiriu por ter se dedicado à engenharia: "A faculdade com certeza contribuiu com o meu conhecimento técnico e a forma de como interagir diante de problemas ou de pensar logicamente diversas possibilidades para implantação de melhorias - ou mesmo encontrar a causa de problemas", afirma.