Publicada em 04.08.2015

Assim como diversos outros alunos formados pela Universidade Santa Cecília, Priscila Cardozo dos Santos, ex-aluna da Faculdade de Engenharia de Computação, atua hoje na multinacional IBM, uma das maiores fornecedoras do mundo em soluções para a área de TI. Após inscrever-se para participar de uma palestra e realizar provas online de inglês e lógica, Priscila foi convidada a participar de uma dinâmica de grupo e, uma semana depois, apenas um dia após o seu aniversário, foi informada de que se tornaria a mais nova estagiária da empresa. "O melhor presente que poderia receber", destaca.

Atuando na companhia líder mundial em diversos segmentos desde junho de 2014, Priscila começou sua carreira na empresa como estagiária BTP (Built to Plan). "Trata-se de um programa de estágio com planos de efetivação rápida. Em 3 meses, realizei uma série de treinamentos de Java, SQL Server, Unix e conversações diárias em inglês", explica a ex-aluna, que acrescenta que não há um cargo definido para o funcionário durante o treinamento. "Após apenas duas semanas já fui convidada a atuar na área de suporte PMP (Professional Marketplace), sendo efetivada em setembro de 2014 para colaborar com a área GBS (Global Business Services), que responsável pelo fornecimento de soluções e serviços a clientes".

Como analista de suporte, o trabalho de Priscila envolve fornecer soluções aos próprios funcionários da companhia relacionados a problemas de acesso, visibilidade e servidores. "De forma simplificada, poderíamos definir o PMP como um grande 'banco de dados'  onde podemos encontrar qualquer funcionário da IBM no mundo. Minha principal tarefa é garantir a integridade dos dados, fornecer acessos e garantir também o bom funcionamento do aplicativo. Lido com funcionários da IBM de forma mundial, ou seja, resolvo os problemas desde o Brasil até o Japão. No momento, meu principal público é o da Índia e dos Estados Unidos", explica.

Aos estudantes em busca de espaço no mercado de trabalho, Priscila aconselha muita persistência, além de conhecimentos sólidos de inglês. "Participei de três processos seletivos na IBM, que sempre foi meu objetivo, e só consegui ingressar na companhia na quarta oportunidade. O inglês também é fundamental para se destacar. Eu falo inglês diariamente e, para mim, é praticamente minha primeira língua dentro da empresa", sugere a ex-aluna de Engenharia de Computação.

O seu período de estudos na universidade também foi lembrado com carinho por Priscila: "a matéria mais importante para minha vida profissional foi, sem sombra de dúvida, Sistemas de Informação. Como lido com diversas tabelas e bancos de dados, a maneira como busco a causa de um problema está diretamente ligada ao que aprendi. Conhecimentos em SQL Server são essenciais e tive uma base excelente na faculdade. Também destaco a disciplina Engenharia de Software, já que a base do aplicativo PMP é o Java. Não tenho nem palavras para agradecer ao professor Fernando Branquinho por todos os exercícios executados semanalmente, que me ajudaram demais", finaliza Priscila, que atualmente busca uma certificação ITIL v3 Foundation, e se dedica a cursos de SQL e Java, esperando, no futuro, tornar-se líder de um time na IBM.