Publicada em 17.12.2014

Após ingressar como estagiário na empresa em Outubro de 2010, o engenheiro e ex-aluno da Faculdade de Engenharia de Computação Marcos Alves hoje atua na multinacional Cisco Systems, uma das líderes mundiais no fornecimento de soluções para comunicações e redes de dados. Sediada nos Estados Unidos, a empresa, fundada em 1984 por Leonard Bosack Sandy Lerner e Richard Troiano, possui hoje 47.000 colaboradores mundialmente.

Contratado em Novembro de 2011 através de uma empresa de outsourcing, Marcos foi efetivado em Junho de 2013 e atualmente ocupa o cargo de Engenheiro Consultor de Redes (Networking Consulting Engineer). "Realizo implementação e documentação de soluções baseando-se nas melhores práticas da empresa, participo na pré-venda principalmente de serviços e também possuo o papel de justificar uma tecnologia tentado sempre olhar para o negócio, ou seja, apresentar o custo-benefício que uma solução de redes pode trazer para o cliente ou companhia", explica Marcos - que, antes de ser contratado em 2013, passou por um processo seletivo com duração total de quatro meses.

Detentor de uma certificação Cisco chamada CCIE (Cisco Certified Internetwork Expert), para a qual se preparou ao longo de um ano e meio, o ex-aluno de Engenharia de Computação ainda busca se expôr a situações que fogem de sua área de conforto: "no último dia de aula da faculdade, o professor [Hélio] Rangel me perguntou se eu gostaria de participar da parte reativa ou proativa da engenharia, e isso me fez pensar. Pretendo seguir na área de criação e desenvolvimento de produtos e realizar cursos de especialização como parte deste caminho", revela.

Aos estudantes em busca de boas oportunidades no mercado de trabalho, Marcos aconselha que mantenham seus objetivos bem claros: "o aluno precisa realizar um plano de desenvolvimento, que deve ser reavaliado periodicamente, contendo certificações, cursos, projetos e relacioná-los com o tempo", sugere Marcos, cujo perfil autodidata sempre o levou a procurar aprender ao máximo o conteúdo das disciplinas sozinho e apenas consultar os professores em caso de dúvidas: "acabei levando esses dogmas para a minha vida profissional também".