Aluno de Engenharia de Computação, Luiz Pereira Jr. atua como analista de testes em multinacional de destaque na área na TI

Publicada em 24.03.2012

Aluno do último ano da Faculdade de Engenharia de Computação da Unisanta, Luiz Pereira Jr. atua, desde janeiro de 2011, como analista de testes na CPM Braxis Capgemini, uma das maiores companhias globais de serviços de tecnologia de informação (TI). A empresa, que atende a 200 das maiores organizações brasileiras e diversas multinacionais, possui mais de 6 mil funcionários, operando na América Latina, EUA, Ásia e Europa.

Trabalhando com tecnologias como Microsoft Test Manager 2010, Microsoft Visual Studio 2010, SQL Server 2008 e Mantis Bug Tracker, entre outras, Luiz já esteve envolvido em projetos nacionais e internacionais, incluindo uma aplicação para a Secretaria da Fazenda do Estado de SP, com a qual colabora atualmente. “O objetivo do meu trabalho é garantir a qualidade final do sistema e, para isso, realizo diversos tipos de testes, como testes estruturais (através do qual avalio todos os fluxos lógicos do sistema) e testes funcionais (testes de funções, erros de interface, acesso a banco de dados, etc.)”, explica.

O aluno do último ano de Engenharia de Computação é também responsável pelo desenvolvimento de funções na linguagem C# utilizadas para automatizar os testes: “Através de uma seqüência de funções, é percorrido todo um cenário de teste – o chamado teste de regressão -, que é executado depois que o sistema já passou pelos testes manuais e já está em vigor. Caso sejam realizadas alterações, este teste é necessário para assegurar que as modificações não causem novos erros”.

Atuando hoje em uma das empresas mais importantes do setor, Luiz sugere que os estudantes aperfeiçoem seus conhecimentos de inglês para não passarem vergonha nas entrevistas, estando ainda atualizados com as novas tendências mundiais. “A faculdade mostra os caminhos e é você quem deve escolher o melhor e correr atrás do conhecimento e sucesso”, aconselha.

Assim que terminar a faculdade de Engenharia de Computação, o aluno revela que pretende ingressar em um curso de pós-graduação na área de Gestão de Projetos (PMI) e realizar um intercâmbio para aperfeiçoar o seu inglês. “Desde já guardo boas recordações dos projetos realizados nos primeiros semestres de faculdade, onde foram encontradas dificuldades que precisei superar e que me ajudaram a amadurecer e aprender a encarar novos desafios sem receio”, conclui.