Alunos de Engenharia de Computação criam projeto de robótica baseado na plataforma Lego Mindstorms

Publicada em 27.05.2011

Os alunos Alan Claudius Maciel e Bruno dos Santos Umbelino Francisco, formandos do curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), orientados pelos professores João Inácio da Silva Filho e Irene Silva Farias, desenvolveram uma implementação da Lógica Paraconsistente Anotada (LPA) adaptada para a plataforma Lego Mindstorms. O trabalho dos estudantes foi apresentado no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) e acaba de ser publicado na edição 21 da Revista Seleção Documental, revista científica mantida pelo Grupo de Pesquisa em Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA), sediado na Unisanta.

Alan Maciel, um dos alunos responsáveis pelo trabalho, explica que a ideia principal do projeto é tornar a Lógica Paraconsistente Anotada (LPA) disponível para pesquisadores do mundo inteiro. “Construir um robô para testar este tipo de lógica é algo muito difícil. Com a nossa implementação, basta que qualquer pesquisador adquira um kit Lego Mindstorms NTX, que está disponível em qualquer lugar do mundo, e execute a implementação que desenvolvemos”, explica.

Bruno Umbelino, também co-autor do projeto, ressalta a importância de tornar esta lógica brasileira mais conhecida em outros países. “O trabalho comprova a versatilidade da Lógica Paraconsistente Anotada, que pode ser aplicada a qualquer sistema”, afirma, revelando que toda a programação foi realizada através de uma linguagem gráfica desenvolvida pela National Instruments: “Em nosso projeto, optamos pela utilização do LabVIEW 2010, uma ferramenta destinada a cientistas e engenheiros, e que é utilizada pela NASA”, relata.

Lógica Paraconsistente Anotada - A LPA é uma lógica não-clássica e possui como principal característica a aceitação da contradição em seus fundamentos. Implementada pela primeira vez através do robô Emmy I, resultado da tese de doutoramento do Prof. João Inácio da Silva Filho na POLI/USP em 1999, o robô era capaz de desviar de objetos em um ambiente não estruturado. O trabalho dos alunos consiste justamente na aplicação desta mesma lógica, mas fazendo uso da plataforma Lego Mindstorms, um robô montável e programável da Lego que qualquer interessado pode ter em casa.