Alunos de Engenharia de Computação propõem técnica para detecção de fuligem através da análise digital de imagens

Publicada em 22.03.2011

Sob a orientação da Prof. Dorotéa Vilanova Garcia, os alunos de Engenharia de Computação Alan Maciel e Renato Neri dos Santos desenvolveram, com base em mecanismos da inteligência artificial e na captura obtida por uma câmera fotográfica convencional, uma técnica para a análise de imagens digitais. O objetivo é identificar a posição da chama e a possível área de fuligem em flares industriais, evitando acidentes e o lançamento de elementos nocivos na atmosfera.

Conforme descrevem os alunos no trabalho, os flares são equipamentos industriais que possuem a função de diminuir a periculosidade de gases gerados pelos mais diferentes processos, sendo amplamente utilizados pela indústria. "O carbono liberado por estes equipamentos, embora útil em inúmeras aplicações e essencial à vida, quando lançado na atmosfera torna-se um elemento poluente, podendo causar danos à saúde e ao ecossistema", explicam.

Simulações - Para demonstrar a solução proposta, os alunos desenvolveram simulações implementadas em linguagem de programação C# através da qual foi implementada a rotina de extração de dados e a alimentação da Rede de Análise Paraconsistente a partir de 46 imagens capturadas de uma flare industrial em operação. Destas, 30 imagens foram identificadas com perfeição, indicando 65% de acerto, o que confirma a viabilidade da proposta.

Apresentado no último CONIC, o maior congresso de iniciação científica do país, o trabalho é a base de um sistema mais completo em desenvolvimento, que deverá ser capaz de avisar aos operadores de áreas industriais do exato momento em que os flares começarem a produzir queima incompleta: "Além dos benefícios ambientes evidentes, o desenvolvimento favorece ainda a segurança da unidade industrial, uma vez que essa queima incompleta está intimamente relacionada a situações anormais", apontam os estudantes no trabalho.