Publicada em 16.10.2009

Caio Bertazini, aluno de Engenharia de Telecomunicações, realiza treinamento nos Estados UnidosNo décimo ciclo do curso, Caio Bertazini, aluno de Engenharia de Telecomunicações da Unisanta, já é destaque no cada vez mais concorrido mercado de trabalho: após ingressar como estagiário na multinacional EMC há pouco mais de um ano e meio, já foi efetivado e atualmente passa por um treinamento de oito semanas em uma das sedes da multinacional EMC, localizada na cidade de Franklin, no estado de Massachussets (EUA). A empresa é uma das líderes do mercado de sistemas de infraestrutura de informação, softwares e serviços.

Na empresa, Caio exerce atualmente o cargo de “associate technology consultant” (consultor associado de tecnologia), sendo responsável por dimensionar, qualificar e validar soluções propostas para os clientes: “Sou um recurso de pré-vendas. Além do trabalho de escritório, realizo apresentações para clientes, demonstrações dos produtos e treinamentos para parceiros. Se tratando de contatos internacionais, algumas vezes, é necessário fazer uma conferência de áudio com um time da matriz para validar o desenho de uma determinada solução”, explica.

O aluno ingressou como estagiário da multinacional, considerada a maior provedora de plataformas de armazenamento de dados do mundo, em março de 2008, após enviar seu currículo para o setor de recursos humanos da empresa. “A partir daí, passei por uma entrevista com o meu gerente anterior e depois tive que fazer uma apresentação para ele e mais um funcionário”. O bom desempenho no estágio levou Caio a ser efetivado no final de julho deste ano, resultando no treinamento para recém-contratados que realiza desde o último dia 5/10 até o próximo dia 23/11 em uma das sedes norte-americanas da empresa.

O aluno dá conselhos para aqueles que buscam ampliar as suas chances de conseguir uma boa colocação: “Acredito que um ponto importante é ir sempre além do conhecimento básico da graduação. Se interessar por outras áreas, se aprofundar em temas abordados na faculdade e, é claro, correr atrás das oportunidades e não ter medo de encarar um desafio e uma mudança para atingir o seu objetivo”.

Com a sua graduação em andamento, Caio tem o pensamento focado no presente: “no momento, meu objetivo é aprimorar meus conhecimentos atuais e me firmar como um recurso importante para o time e para a companhia. O que vier a acontecer pra frente vai ser resultado do trabalho realizado no dia-a-dia”, conclui.