Alunos de Engenharia desenvolvem equipamento para controle da dor

Publicada em 08.08.2008

Alunos de Engenharia desenvolvem equipamento para controle da dorEstudantes do curso de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Telecomunicações da Universidade Santa Cecília (Unisanta), sob a orientação da professora Irene Silva Farias e co-orientação do professor Ivan Cheida, diretor da Faculdade de Fisioterapia, construíram equipamento com o objetivo de aliviar a dor nas mais diversas doenças, através da Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS – “Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation”).

Alunos de Engenharia desenvolvem equipamento para controle da dorO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos Denis Trombino, Euler Ramos, Fábio Martins, Flávia Alves e Juliana Santos é um dos inúmeros projetos do Grupo de Pesquisa em Bioengenharia da Unisanta.

Segundo Cheida, “o objetivo de desenvolver um equipamento que já existe no mercado é pesquisar a redução de custos de fabricação e, conseqüentemente, avaliar as possibilidades de maior acesso aos profissionais e pacientes para a aquisição de aparelhos mais baratos para o controle da dor”, explicou.

Alunos de Engenharia desenvolvem equipamento para controle da dorTENS - A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) vem sendo muito utilizada como recurso de tratamento no alívio da dor. Suas aplicações variam conforme a intensidade, freqüência, largura do pulso na estimulação e a colocação dos eletrodos sob a pele. O conhecimento dos mecanismos de ação da TENS, no organismo humano, baseia-se principalmente no seu efeito analgésico. Muitos estudos estão em desenvolvimento para determinar se a TENS seria efetiva em todas as formas de sintomas dolorosos e se sua ação perdura por longo tempo e não só imediatamente após a aplicação da corrente.

A TENS é clinicamente eficaz nas dores agudas e crônicas, principalmente nas de caráter crônico. A eletroestimulação transcutânea pode ser uma das opções terapêuticas no tratamento de pacientes que necessitam de analgesia, por ser um recurso de baixo custo e não apresentar efeitos colaterais.