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Projetos: Competição SAE Brasil de AeroDesign

Projeto AeroDesignDesde o ano de 2002, alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), representam a Baixada Santista na Competição SAE Brasil de Aerodesign, promovida pela SAE Brasil, afiliada a Society of Automotive Engineers International. O objetivo da competição é estimular o trabalho em equipe, formando futuros profissionais do segmento da mobilidade, além de difundir novas técnicas e conhecimentos, incentivando a criatividade e inovação. A Unisanta é a única representante da região na competição.

AeroDesign: competiçãoParticipam da prova dezenas de equipes compostas por estudantes e professores de Engenharia, Ciências Aeronáuticas e Física de todo o País nas classes aberta e regular.

Para a competição do ano de 2004, a equipe da Unisanta desenvolveu o aeromodelo U2, que tinha a asa baixa como diferencial em relação à aeronave do ano passado. Segundo a então orientadora da equipe, a professora da Faculdade de Engenharia, Daniela Teresa Rossignoli Uebele levou-se um mês e meio só para construir a asa. “O aeromodelo completo foi desenvolvido em dois meses”, explica a professora. O U2 tinha as características de um avião de guerra, com a finalidade de transportar homens e equipamentos.

AeroDesign: projetoComo parte da competição, as equipes têm como objetivo projetar, documentar, construir e pilotar um avião em escala rádio controlado – aeromodelo - para elevar a maior carga útil possível. O avião deve ser capaz de levantar vôo em 61 metros, percorrer um circuito oval aéreo pelo menos uma vez e aterrissar em até 122 metros, espaço previamente determinado pela organização.

A proposta da SAE Brasil é levar universitários a desenvolver um projeto completo, multidisciplinar e desafiador, aplicando os conhecimentos aprendidos na sala de aula.

A atividade envolve ainda desafios de várias naturezas, que poderão surgir na vida profissional: técnicos, interpessoais, financeiros, prazos restritos, entre outros.

AeroDesign: construçãoA Competição SAE Brasil de Aerodesign é dividida em projeto e vôo. Na primeira etapa, que corresponde a 80% da pontuação, as equipes apresentam seus relatórios e demonstram os cálculos para determinar a carga útil máxima que o avião poderá carregar. O projeto é avaliado por uma banca composta por engenheiros do Comitê de Avaliação da Embraer.

Na competição de vôo, os alunos comprovam na prática toda a teoria apresentada anteriormente. A precisão do projeto é levada em conta no resultado, pela comparação entre a carga prevista e aquela realmente transportada em vôo.

AeroDesign: na competiçãoO avião utiliza somente um motor do tipo K&B.61 RC/ABC (PN 6170) ou um O.S.61 FX, originais, com combustível do tipo glow e escapamento original do motor. O combustível é fornecido na competição.

Além dos requisitos técnicos, a equipe deve preocupar-se com vários outros aspectos para alcançar o sucesso do projeto, tais como: procura de patrocínio, planejamento, liderança eficaz, trabalho em equipe, logística, habilidade de comunicação, interpretação das regras, criatividade e espírito esportivo.

AeroDesign: modelo 3DA equipe da Unisanta (2005) foi composta pela professora orientadora Daniela Uebele (Engenharia de Computação); pelo capitão Luiz Stabille; pelo piloto Wilson Azevedo Alves e pelos alunos Alessandro Cavalcante e Pedro Ivo Crema (Engenharia de Telemática); Letícia Figueiredo (Engenharia de Computação); e Luís Stabille e Alexandre Cian (Engenharia Industrial Mecânica). O projeto foi coordenado pelo professor Carlos Alberto Amaral Moino.

AeroDesign: controlesEm 2006, a equipe foi capitaneada por Luiz Armando Stabille de Andrade e composta pelos seguintes participantes: Daniela Teresa Rossignoli Uebele, Maikel Linares, Alessandro da Silva Cavalcante e Diogo Santos Rocha, com a colaboração de Floriano Peixoto.

Para o ano de 2007, a equipe da Unisanta, novamente capitaneada por Luiz Stabille, participou também da classe aberta, com um avião de asa menor, porém, mais larga.

AeroDesign: competiçãoHistória - A competição acontece há alguns anos nos Estados Unidos, promovida pela SAE International, envolvendo representantes de escolas de vários países da Europa e das Américas. Desde 1999, passou a constar do calendário de promoções da SAE Brasil, sociedade brasileira voltada à tecnologia da mobilidade, afiliada à SAE International.

As duas equipes vencedoras da competição brasileira participaram de disputa similar promovida pela SAE International nos EUA, no primeiro semestre de 2006, competindo com equipes de diferentes países.

Saiba mais:
Procura-se estudantes de engenharia para aerodesign

 

 

 


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