Engenharia Química Unisanta

Laboratório de Operações Unitárias

Laboratório de Operações Unitárias



       
Apresentação

         O Laboratório de Operações Unitárias Oswaldo Bonfanti, nome dado em homenagem ao seu idealizador, foi inaugurado no primeiro semestre de 1997. Possui uma área aproximada de 500 m2 que inclui, além do espaço para os equipamentos de ensino prático, uma oficina mecânica, um almoxarifado, uma área para computadores, uma sala de aula com acessórios e equipamentos em miniatura e uma sala de projetos com mais de 700 livros específicos para suporte aos docentes e consulta em sala (1ª FOTO DO MENU ESQUERDO).

         As unidades didáticas de ensino prático, que simulam em pequena escala os equipamentos de grande porte, foram projetadas e construídas na própria Universidade por docentes e técnicos com vivência industrial. Estas unidades foram confeccionadas, na grande maioria, em acrílico com o intuito de permitir uma melhor visualização da operação e do fenômeno a ser estudado. Ênfase foi dada na segurança, baixo custo de operação e versatilidade operacional destes módulos.

       Equipamentos

         Constituído por 45 unidades didáticas diferentes, o laboratório atende, além do Curso de Engenharia Química, outras faculdades da UNISANTA, presta serviços e são desenvolvidos projetos e pesquisas. Dentre estas unidades destacam-se as de : a)destilação de álcool, produtos farmacêuticos, petróleo (gerando gás de cozinha, gasolina, querosene e diesel) e bebidas como aguardente, uísque, gim e conhaque; b)extração de óleos vegetais como milho e soja; c)evaporação para produção de açúcar, papel e concentração de suco de laranja; d) troca de calor para pasteurização de leite, e produção de iogurte; e) secagem para produção de café solúvel, leite em pó e sabão em pó; f) transporte de líquidos, pastas e suspensões  como maionese, cola, ketchup, bronzeador, água, combustíveis e resíduos; g) moagem para produção de vidro, cerâmica, cimento e amido e h) agitação e mistura para produção de margarina, tintas, plásticos, antibióticos, perfumes, sabões, detergentes, ceras e fertilizantes. Possui também vários módulos ligados à área ambiental para tratamento de efluentes líquidos e gasosos como filtros, lavadores de gases, sedimentadores e reatores.

      Técnica de ensino

         Seguindo as  recomendações dos Encontros Brasileiros de Ensino de Engenharia Química (ENBEQ’s), foram inseridas na grade curricular disciplinas exclusivas de Laboratório de Engenharia Química com os seguintes objetivos:

  • Revisar, complementar e aplicar os conceitos de Fenômenos de Transporte, Termodinâmica, Cinética, Reatores e Operações Unitárias; 
  • Fornecer condições para o desenvolvimento da criatividade e da análise critica dos alunos e estimular o trabalho em equipe.

         Nas aulas que precedem os experimentos são discutidos conceitos teóricos, práticos e de segurança. Estas aulas são no próprio laboratório onde se ilustra a revisão com a unidade em estudo, equipamentos em corte e com diversos acessórios, tais como válvulas (como por exemplo redutora de pressão, de expansão, de gaveta, de agulha e de esfera), purgadores, conexões, pratos e recheios de colunas de destilação, recheios de colunas de absorção e adsorção, impulsores mecânicos de tanques, isolantes térmicos, membranas, meios filtrantes, e outros. A criatividade, a iniciativa e o trabalho em equipe são estimulados em todas os etapas, incluindo a metodologia experimental proposta pelos alunos. Os cálculos básicos são apresentados nas legendas das FOTOS dos equipamentos. As unidades didáticas foram projetadas de modo a permitir a obtenção dos dados em no máximo quarenta minutos para que os alunos realizem na própria aula, sob a orientação do professor, os cálculos, as discussões, as conclusões e as sugestões para melhoria do equipamento, da metodologia e dos objetivos.

        Coordenador do Laboratório

         O coordenador do laboratório é o professor Deovaldo de Moraes Júnior, Engenheiro Químico pela UFSCar, Mestre em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos EESC-USP, Doutor em Hidráulica e Saneamento pela EESC-USP/Centre Nacional de la Recherche Scientifique (CNRS)-Nancy-França. Foi Pesquisador e Assessor Industrial do Instituto de Fisico-Química da USP em São Carlos de 1984 a 1986 e Pesquisador/Professor Orientador de Pós-Graduação da Área de Controle Ambiental e Professor de Graduação de Operações Unitárias do DEQ-UFSCar de 1986 a 1999. É orientador e co-orientador de trabalhos de doutorado e mestrado ("stricto sensu") na USP, Unicamp e IPT e assessor científico "ad-hoc" da FAPESP desde 1993. Possui mais de oitenta publicações entre resumos e trabalhos completos de congressos, revistas nacionais e internacionais. Publicou o livro transporte de líquidos e gases. É Assessor Industrial e professor da UNISANTA das disciplinas de Laboratório de Engenharia Química I, II e III, Estágio Acadêmico para os formandos e colaborador das Disciplinas Princípios de Engenharia Química I e II para os alunos do primeiro e segundo semestre do curso, todas com laboratório.

         Visita

         O Laboratório de Operações Unitárias que está localizado na Rua Oswaldo Cruz, 255, Bloco M, 5o andar, sala 525, Bairro Boqueirão, Santos, São Paulo está aberto das 8:00 às 22:30 h. Os interessados podem agendar visitas pelo telefone (013) 32027100 ramal 144.


VOLTAR