eXTReMe Tracker

 

TCCs

Confira a seguir alguns dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) desenvolvidos por alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da Unisanta.

Os trabalhos divulgados neste espaço podem ser consultados no Núcleo de Pesquisas em Eletrônica (NPE), órgão ligado às Faculdades de Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica (ênfase em Telecomunicações) e Engenharia de Computação e criado para dar apoio técnico as pesquisas e trabalhos desenvolvidos por professores, alunos e pesquisadores da área de Engenharia.

O NPE está localizado na Faculdade de Engenharia Elétrica da Unisanta (Rua Oswaldo Cruz, 283, sala M-513).

TCCs de Engenharia de Computação

TCCs de Engenharia de Telecomunicações


TCCs de Engenharia de Computação

Confortômetro: Medidor de Som, Luz e Temperatura para Higiene e Segurança no Trabalho (2013)

Objetivo:

A criação de um protótipo de confortômetro busca pesquisar e sugerir soluções de hardware que sejam acessíveis ao grande público, para que grande parte dos trabalhadores (quando viável) possam averiguar se os seus ambientes de trabalho estão de acordo com as normas e assim tomar e exigir providências para sua melhoria. A perspectiva é que o protótipo e as soluções propostas possam contribuir para o desenvolvimento de dispositivos que, baseados nas normas técnicas e recomendações de higiene e segurança, possam ser agregados a diversos ambientes de trabalho, ajudando a evitar acidentes, melhorar o rendimento e proteger a saúde dos trabalhadores.

Equipe:

Bruno Leandro Henriques

voltar ao topo


Estudo de Normas e Especificações do Protocolo CANopen para o Desenvolvimento de um Master (2013)

Objetivo:

O estudo do protocolo CANopen, o domínio das especificações da CA para implantação deste protocolo, bem como a explanação dos principais mecanismos de inicialização e comunicação entre os nós da rede. O projeto será realizado em parceria com a Branqs Automação, empresa que hoje vive um cenário necessitado desta tecnologia para ascender em novos negócios.

Equipe:

Murilo Figueira Gonzalez
Pedro Komora Tambeiro Salvador

voltar ao topo


Implementação de um Controlador Fuzzy para Controle de Sistemas Não Lineares (2013)

Objetivo:

Comprovar a eficiência e a adaptabilidade de um controlador fuzzy em controlar diversos tipos de processo, em diferentes situações. Para isso, foi desenvolvido e implementado um controlador que utiliza um algoritmo de controle baseado na lógica fuzzy para controlar processos não-lineares e assim, atender a proposta do trabalho.

Equipe:

Arthur Ferraresi Tremanti
Carlos Toshio Yonekura Doi
Danilo de Brito Oliveira
Djalma de Albuquerque Chaves Netto

voltar ao topo


Impressora 3D (2013)

Objetivo:

Estudos de impressoras 3D para a criação de um protótipo de baixo custo e buscar nacionalizar as peças o máximo possível. E para a demonstração das funcionalidades da impressora 3D serão prototipadas peças em plástico na mesma. O projeto contará também com um manual simplificado com todos os passos necessários para a criação de um protótipo da impressora 3D. O manual será voltado a pessoas leigas, facilitando e entendimento.

Equipe:

Felipe César Tavares de Moura
Mauricio Silva Bezzi
Rafael Costa
Victor Scigliano Nascimento

voltar ao topo


Kinectheraphy: Reabilitação em Paralisia Cerebral com sensor Kinect (2013)

Objetivo:

Desenvolvimento de uma ferramenta de auxílio ao tratamento físico dos membros superiores e apoio à Terapia Ocupacional e Pedagógica de pacientes portadores de Paralisia Cerebral (PC) na forma de Jogos Sérios para computador, utilizando o sensor Kinect for Windows e software desenvolvido em linguagem C# para a interpretação dos movimentos físicos do paciente e tecnologia WPF interligada com XAML para o desenvolvimento da parte gráfica do projeto, que servirá como plataforma lúdica motivacional para o paciente.

Equipe:

Carlos Henrique Bezerra da Silva
Giovanna Galetto Lopes Ribeiro
Maryanne Fonseca Almeida

voltar ao topo


Sistema RQS (2013)

Objetivo:

Desenvolvimento de um sistema que atue na área de estoques/almoxarifados. Aborda a automatização do sistema MRP, implementado na empresa Branqs Automação, responsável pela parte de compras da empresa..

Equipe:

Jorge Moreira Barreto Júnior
Lucas Martins Vital
Renan Salgado Petrosino Castro
Silvio Eduardo Alão de Brito

voltar ao topo


Análise de Imagens e Reconhecimento de Padrões (2012)

Objetivo:

Este trabalho possui o intuito de criar um software capaz de analisar padrões e reconhecer algarismos numéricos de 0 (zero) a 9 (nove) desenhado pelo usuário. O Software será desenvolvido em linguagem C++ Builder e serão utilizadas técnicas de Redes Neurais Artificiais do tipo Multilayer Perceptron para o reconhecimento dos dígitos numéricos. Além disso, neste trabalho, explicamos os principais tópicos para a conclusão deste projeto, como conceitos de imagem, análise de imagem, tipos de imagem e Redes Neurais Artificiais desde seu surgimento, sua analogia com a Rede Neural Biológica, suas principais unidades, arquitetura e modelos de aprendizado, mostrando em exemplos para que o leitor tenha um melhor entendimento do assunto. Falamos também sobre conceitos de cérebro humano, seu funcionamento e sobre neurônios biológicos. Está descrito todo o funcionamento do nosso software, a escolha da linguagem, as etapas e os procedimentos para o desenvolvimento do nosso software até a sua conclusão.

Equipe:

Douglas Silveira Penha
Emanuella Cristine Martins Paulino
Gabriel da Silva Coelho
Karen Goussain Ferreira de Castro

voltar ao topo


Aplicação da Lógica Paraconsistente Anotada no Apoio à Avaliação de Veículos Acidentados (2012)

Objetivo:

O presente trabalho propõe um sistema para avaliação de veículos automotores de pequeno porte construídos com estrutura de monobloco, baseado na Lógica Paraconsistente Anotada de 2 Valores (LPA2v) em que se tem pontos previamente definidos no veículo. Estes pontos estão diretamente relacionados com a coluna da estrutura do veículo e são os que mais sofrem deformação em alguma situação anormal de uso, normalmente ocorrido em acidentes. A avaliação constitui em determinar os ângulos entre esses pontos e compará-los com ângulos de um veículo em estado de 0 km - com os padrões de fábrica não alterados - e, utilizando a LPA2v, determinar se houve ou não deformação na coluna do veículo e responder à pergunta: o veículo avaliado está com sua estrutura deformada?

Equipe:

Walther Xanthopulo

voltar ao topo


Comunicação MIDI via USB (2012)

Objetivo:

Este trabalho de conclusão apresenta a análise de um estudo sobre o protocolo MIDI (Musical Instrument Digital Interface) e suas interações com o sistema operacional do computador. Foi construído um dispositivo de interface humana de baixo custo para a execução do estudo de caso, que interage com qualquer software de discotecagem que suporte o protocolo MIDI sem utilizar qualquer tipo de conversor pré-existente no mercado. O coração do dispositivo é um microcontrolador de 8bits PIC18F4550 com uma interface USB (Universal Serial Bus) já integrada, fabricado pela Microchip Technology Inc. Com a ajuda deste pequeno dispositivo, é apresentado o protocolo MIDI de forma simples e testado realmente a comunicação MIDI/USB que não era testada completamente por softwares simuladores. Apesar do protocolo MIDI possuir foco maior em relação à produção da música, este também pode ser aproveitado para efetuar comunicações entre hardware e software seja com intuito musical ou não.

Equipe:

Alexandre Marianno Abrão Marques
Rafael Martins dos Santos

voltar ao topo


Kinect Aplicado à Sala de Cirurgia (2012)

Objetivo:

Aplicação de novos paradigmas computacionais relacionados à interface do usuário em sala de cirurgia, o utilizando dispositivo Kinect para promover uma mais efetiva interação entre o médico e o computador, com o objetivo de que não aconteça a perda de assepsia durante um procedimento cirúrgico em que o médico precisa utilizar um computador para realizar consulta a exames e informações do paciente.

Equipe:

Juarez Lencioni Maccarini
Leonardo de Araujo Costa Feliciano

voltar ao topo


Máquina de Gravação a Laser (2012)

Objetivo:

O projeto tem como finalidade gravar números de série em placas de circuito impresso. Devido estas placas possuírem um espaço limitado para identificação, os números de série devem ser pequenos e gravados com alta precisão. Após estudos e pesquisas sobre o caso, foi desenvolvida uma máquina capaz de realizar esse processo com a precisão necessária, baseando-se nos princípios de uma CNC, onde são utilizados 3 eixos X, Y e Z, controlados por motores de passo. Para efetuar a gravação com a precisão requerida, foi utilizado um diodo laser de alta potência, que emite um feixe de luz milimétrico para “queimar” os números, marcando-os de forma texturizada. O projeto como um todo, surgiu de um problema apresentado pela empresa Branqs Automação, no qual o processo de identificação das placas fabricadas é feita manualmente, e este, por sua vez, é suscetível a falhas e imperfeições, gerando dificuldade na leitura do número de série e diminuindo a qualidade final do produto..

Equipe:

Fernando dos Anjos
José Emílio de Carvalho Souto
Luiz Carlos Nunes Pereira Jr.

voltar ao topo


Módulo de Controle Bluetooth via Android (2012)

Objetivo:

Ciente do cenário atual de utilização do Bluetooth, a proposta do trabalho consiste em gerenciar uma residência através de uma interface para celular utilizando a tecnologia Bluetooth disponível no mesmo. Trata-se de uma aplicação de sistemas de controle baseados na automação para algumas funções encontradas nesse ambiente, integrando seus acionamentos e visando sempre a praticidade, simplicidade e objetividade dos comandos, além de maior autonomia e independência para pessoas que possuírem algum tipo de deficiência motora que limite seus movimentos, proporcionando assim melhor qualidade de vida. A ideia proposta divide-se em dois módulos: o software, que possuirá a funcionalidade de realizar a comunicação do celular através de Bluetooth com o microcontrolador, e o módulo “conversor”, que realizará a conversão dos comandos enviados pelo celular, para que desse modo seja possível haver comunicação do microcontrolador com objetos presentes em uma residência. O celular comunica-se com um microcontrolador, que é responsável pelo controle das variáveis presentes na automação residencial. Será implementado uma conexão Bluetooth entre o módulo de interface e software da aplicação Android, cujo será utilizado para disparar as rotinas do microcontrolador AVR para interfaceamento entre os reles e as cargas, sendo assim possível o controle em tempo real das mesmas.

Equipe:

Andressa Dieguez de Oliveira Hortas
Caio Henrique Santos Sampaio
Leandro Muniz Pereira
Paulo Ricardo Araujo Lopes Pereira

voltar ao topo


Robô Autônomo (2012)

Objetivo:

Estudos relacionados com computação inteligente e robótica estão se tornando mais comuns atualmente no mundo, o conceito de possibilidades entre verdadeiro ou falso está atraindo desenvolvedores a investirem nesse campo de pesquisa e criar sistemas cada vez mais inteligentes, mais próximos do raciocínio humano. O objetivo do trabalho, nesse contexto, é demonstrar a funcionalidade do algoritmo de busca do melhor caminho, A*, aplicado a um robô autônomo. Os fundamentos do algoritmo A* foram adaptados para serem usados para controlar o robô, montado utilizando o LEGO Mindstorms NXT. O software é responsável por resolver o labirinto e apenas depois de descobrir o melhor caminho e enviar os comandos ao robô, que percorre o labirinto com as medidas padronizadas. O labirinto será representado por uma base quadriculada. De acordo com o comando do usuário por meio do software desenvolvido em C# e usando a biblioteca nominada “Mindsqualls”, o robô é capaz de identificar uma posição como entrada e outra como saída, mapeando o labirinto a partir do software e então demonstrando a sua resolução.

Equipe:

Beatriz Alonso dos Santos
Camila Pinheiro Óca
Flávio Landim
Rafael Paixão Inácio

voltar ao topo


Simulador de Máquina Injetora de Plástico controlada por um PAC (2012)

Objetivo:

O objetivo da criação de um simulador de máquina injetora de plástico controlado por um PAC são dois: minimizar os custos na hora de treinar operadores de injetoras e para treinamento de desenvolvedores de softwares para injetoras controladas por PAC. O custo de uma injetora de plástico pode variar em torno de R$ 10.000,00 (dez mil reais) a R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais), dependendo do tamanho e das funções que ela exerce. Muitas empresas optam por parar a produção de suas injetoras para aplicação de treinamento ao operador do que adquirirem uma injetora só para treinamento. Isso acarreta em prejuízo e atraso na produção para a empresa. Um simulador controlado por um PAC custaria menos do que R$ 2.250,00 (dois mil, duzentos e cinquenta reais) minimizando o custo. Com base nisso, foi criado um simulador para fins acadêmicos utilizando processo de usinagem. O processo de usinagem foi feito na oficina mecânica da empresa Cutrale Ltda., com orientação do engenheiro mecânico Vagner Costa para a modelagem da máquina. Na modelagem do simulador, foram utilizadas barras e placas de aço inox, motores para movimentação das partes móveis do avanço do parafuso e aperto do molde e I/O para controle de processos. Foi concluído que um simulador é mais barato e mais vantajoso para empresas que aplicam treinamento para operadores de máquinas injetoras, para testes de desenvolvedores de softwares e para injetoras controladas por PAC, devido ao seu baixo custo e simples aplicação. Também verificou-se que os PACs são mais utilizados na indústria devido sua robustez e compatibilidade com diversos hardwares e softwares no mercado do segmento.

Equipe:

Vinícius Guimarães Marques Mattos

voltar ao topo


Sistema Online para Convênios Médicos (2012)

Objetivo:

Este projeto tem como tema o desenvolvimento de um sistema online de gerenciamento para planos de saúde, tendo como objetivo melhorar a qualidade e desempenho de atendimento da população, integrando a base de dados de seus pacientes a fim de se ter conhecimento de todo histórico médico dos mesmos, assim como resultados de exames já realizados, receitas de medicamentos que já lhe foram indicados, entre outros. Quanto ao seu desenvolvimento, esse será feito através dos softwares Microsoft. NET seguindo padrões MVC para o desenvolvimento visual do sistema e o SQL Server para a criação da base de dados onde serão armazenadas as informações dos pacientes, bem como dos médicos e do próprio plano de saúde. Como resultado é esperado um sistema sólido e estável capaz de atender as necessidades dos planos de saúde, melhorando significativamente o conhecimento do médico sobre seu paciente. Devido ao modo que esse software será desenvolvido, poderá assim ser facilmente implementado, se tornando mais acessível pelo seu público-alvo, apenas necessitando de atenção no momento da implantação da base de dados, migração ou junção delas sendo assim um projeto com poucas complicações ou grandes despesas e de muita utilidade para um bom atendimento.

Equipe:

Acacio Capela e Brito
Bruno Silva Michaelis
Renato Augusto Fernandes Paulino

voltar ao topo


Protótipo de Hardware de Escrita e Decodificação de Caracteres Braille para Auxílio aos Deficientes Visuais e Profissionais da Educação (2011)

Objetivo:

Desenvolver um equipamento que converta os caracteres escritos em Braille para alfanuméricos e que apresente baixo custo. O protótipo visa auxiliar os profissionais da educação em correções de exercícios, provas e atividades em sala de aula. O deficiente visual, por sua vez, continuará usando o método Braille, não precisando assim se adaptar a novos tipos de caracteres, sendo somente a adaptação à tecnologia. Espera-se que o estudo já realizado evolua, podendo contribuir com a educação inclusiva, sendo o protótipo mais um recurso nas salas de aulas das escolas regulares.

Equipe:
João Marcelo Ribeiro da Fonseca Castanho
Sabrina de Cássia Martinez

voltar ao topo


Sistema Evolutivo Híbrido Aplicado à Engenharia Aeronáutica (2011)

Objetivo:

Apresentar um sistema computacional bio-inspirado na teoria da evolução das espécies de Charles Robert Darwin. Tal sistema busca ser capaz de realizar uma busca em um espaço amostral teórico contendo todos os aviões em escala passíveis de serem construídos com os componentes definidos. Durante a procura, também chamada de evolução, faz-se uso dos operadores genéticos (mutação, seleção e cross-over). De modo a tornar essa evolução mais robusta, utilizou-se o conceito de island, ao confluir os resultados do algoritmo genético (AG) com outras duas tecnologias de busca. No modelo em questão, em dados momentos, acontece uma migração de soluções dessas tecnologias auxiliares para a população do algoritmo genético.

Equipe:
Alan Claudius Maciel
Bruno dos Santos Umbelino Francisco

voltar ao topo


Estação Automatizada de Solda Eletrônica para Linhas de Produção de Pequeno Porte (2011)

Objetivo:

Construir uma estrutura a fim de automatizar o processo de soldagem de circuitos impressos de micro e pequenas empresas. Assim, as pequenas empresas poderão adquirir um equipamento que lhes proporcionará a padronização e melhora da qualidade de produção dos seus circuitos impressos, diminuindo significativamente o retrabalho, atenuando ou eliminando as imperfeições nos circuitos, facilitando a constatação de erros, padronizando a qualidade do produto final e provendo uma melhor relação entre o fabricante e seus consumidores.

Equipe:
Daniel Correia Leite
Danilo dos Santos
Guilherme Paulin Marques
Sergio Luiz Gmurczik de Mello

voltar ao topo


Sistema de Auxílio à Experiência de Eletroposição (2011)

Objetivo:

Automatizar a experiência de eletroposição realizada no laboratório de química, tem como parte do processo coletar os dados manualmente e o aluno anotar esses dados em uma freqüência definida pelo professor. Porém, não há muita precisão já que os limites físicos os impedem de coletar em um número maior de vezes. Com a automatização desse processo o professor obterá uma maior precisão através do aumento da freqüência de leitura. A leitura em tempo real dos dados coletados permite que o gráfico de corrente x tempo seja criado em tempo de execução.

Equipe:
Cristiano Batista de Queiroz
Fernando Paes Landim
Marcos Vinicius Santos Alves
Rafael Rey Miguez

voltar ao topo


Máquina Tintométrica Automatizada (2011)

Objetivo:

Consiste na construção de um protótipo de uma máquina tintométrica automatizada, utilizando a mistura de pigmentação das cores primárias no padrão CMYK para a obtenção de outros tons. Esse procedimento foi efetuado com o auxílio de bombas de precisão do tipo peristáltica para a dosagem dos pigmentos. Todo o hardware adicionado no projeto é controlado por um software confeccionado na linguagem C++ Builder 5. O Design Pattern foi utilizado como padrão no desenvolvimento do software.

Equipe:
Adan Warlock Soares
Guilherme Augusto Conte Silva
Leony de Oliveira Maciel

voltar ao topo


Controle Interno de Bagagens em Aeroportos (2011)

Objetivo:

Construir um protótipo de simulação, que tem como finalidade de aumentar a segurança contra extravios de bagagens no aeroportos. O projeto é dotado de um sistema RFID, um banco de dados e um software desenvolvido em Java que é capaz de gerar relatórios e pesquisar informações sobre a bagagem durante seu trânsito.

Equipe:
Diego Paes Ramalho Pereira
Henrique Auersvald Safadi
Osvaldo de Oliveira Santos Junior
Willian Simões

voltar ao topo


Processo de Automação no Abastecimento de Frotas (2011)

Objetivo:

Apresentar métodos viáveis para a criação de um dispositivo, que atende as reais necessidades de automação durante um processo de abastecimento de frotas de pequeno, médio e grande porte para veículos automotores. Para a estruturação do projeto foram coletados requisitos de mercado e eventuais falhas nos modelos de sistemas de abastecimento atuais. O dispositivo em discussão fará leitura de sensores instalados em veículos virtuais (protótipos) e a partir do processo de abastecimento serão realizadas medições para cálculos de condicionamento do veículo. Analisando as tecnologias disponíveis no mercado para desenvolvimento deste dispositivo, o ponto focal do projeto é utilizar o mínimo de esforço possível e minimizar possíveis fraudes durante o processo de abastecimento.

Equipe:
Carlos Alberto Pissolati Junior
Filipe Ramalho Molina
William Pinto Rodrigues

voltar ao topo


Estufa Automatizada para o Cultivo de Plantas (2011)

Objetivo:

Facilitar o controle do cultivo de plantas no sistema de hidroponia, através do uso de microcontroladores.

Equipe:
Mafra Mano da Silva
Renato Neri dos Santos

voltar ao topo


Sistema de Abastecimento Tecnológico (SISATEC) (2011)

Objetivo:

A elaboração de um software que controla e gerencia o abastecimento de frotas, além disso efetua gestão administrativa/financeira tanto para órgão público ou empresa privada. Com a utilização dessa tecnologia para centralizar o gerenciamento da frota e os dados dos abastecimentos, análise de indicadores de desempenho e de cada veículo e/ou condutor isoladamente, (quanto a consumo por modelo e por condutor), o gestor tem em mãos uma ferramenta que lhe permitirá cortar sensivelmente seus custos tangíveis (economia de dinheiro) e intangíveis (burocracia, tempo, insatisfação dos usuários).

Equipe:
Fernando José Dini Pinto Junior
Renan Benvenute da Silva

voltar ao topo


Sistema de Controle de Vagas para Estacionamento (2011)

Objetivo:

Desenvolver um sistema que ajude os usuários de um estacionamento a encontrar uma vaga disponível mais facilmente.

Equipe:
Fabrício Guimarães
Diego Ilko Nobre
Rodrigo Olavo Salgueiro Castro de Almeida

voltar ao topo


Aplicação de Qualidade de Serviços na Arquitetura MPLS (2010)

Objetivo:

A aplicação de QoS em uma rede com arquitetura MPLS/IP, tornando assim uma rede convencional IP (não orientada a conexão) em uma rede orientada a conexão através de encaminhamento de pacotes baseado em rótulos e também, tornando esse processo mais confiável com a utilização de técnicas de qualidade de serviço.

Equipe:
André Leite Henriques
Kleber Santos de Carvalho
Leonel Vieira Araújo
Marcella de Oliveira Salvador Cunha

voltar ao topo


Aplicativo Interativo para TV Digital (2010)

Objetivo:

O desenvolvimento de tecnologias para implantar na TV Digital com o intuito de abordar uma forma de comércio através da interatividade que o novo padrão de TV proporciona, abrindo assim um leque para expansão de trabalhos sociais como "Tele Curso 2000", que poderia ser mais efetivo se houvesse uma interatividade presente entre os educadores que estão nos vídeos e os alunos nas salas de aula. Com esse desenvolvimento, a partir de uma transmissão digital, podemos inserir elementos que tornam a experiência do usuário muito mais prazerosa e faz um mero espectador virar um membro ativo que pode opinar sobre o que está assistindo sem sair de sua poltrona.

Equipe:
Daniel Craveiro Quintas
Lucas Noronha Alberti
Nelson Pimentel Carriati
Ossamat Mohamad Malat

voltar ao topo


Fantasy Game (2010)

Objetivo:

O Fantasy Game é um software desenvolvido em linguagem orientada a objeto voltado para o público de todas as idades. Sua estrutura de dados é fundamentada no armazenamento dos mesmos em um banco de dados que interage com a parte gráfica do sistema. Ele tem por objetivo desenvolver uma plataforma genérica que possa ser comercializada, visando o aumento de acessos nos web sites que o possuam. Desenvolvido em JAVA/JSP, utiliza também as tecnologias JPA, JSF, Spring Framework e IDE.

Equipe:
Diego Francisco Cichello
Mariana Pellissari Santos
Raphael Cocink Mistro
Roberta Neves Galindo

voltar ao topo


Jogo Educativo Adaptado com Painel Controlador (2010)

Objetivo:

O foco deste trabalho é utilizar a Tecnologia Assistiva com o objetivo de auxiliar a interação de crianças portadoras de algum tipo de deficiência através de um painel, com um jogo educativo adaptado durante as sessões de terapia ocupacional na CRPI do Guarujá. O design do projeto foi desenvolvido de forma que obedecesse todas as normas de ergonomia visando o conforto do usuário, facilidade de operação, facilidade de limpeza e segurança tanto no hardware quando no software.

Equipe:
Alan dos Santos Paiva
Caio Pavanelli Truffe de Oliveira
Felipe Polovanick C. Blazquez
Leonardo Francisco

voltar ao topo


Sistema de Gerenciamento para Distribuidora de Chope (2010)

Objetivo:

Demonstrar o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de estoque, para estabelecimentos do ramo de distribuição de Chope. Neste sistema o usuário dispõe de um controle completo de entrada, saída e locação de mercadorias utilizando leitores de código de barras. Além disso, o sistema possui uma ferramenta onde é possível fazer a previsão de compras do fornecedor para um período futuro, planejando assim a compra antecipada de mercadorias e evitando falta no estoque.

Equipe:
Rafael Franchi
Ricardo Perrella Chagas
Rodrigo Dias de Souza
Vinícius Rafael Campos

voltar ao topo


Leilão Oculto (2010)

Objetivo:

Mostrar uma forma diferente e divertida para se efetuar compra na internet com segurança e confiabilidade, portanto desenvolvemos um site onde permitirá ao usuário que comprar créditos, escolher como o produto de vitrine será adquirido, sendo por leilão ou venda direta. Para elaboração do software de gerenciamento foram utilizadas a linguagem JSP e o banco de dados MySQL. O administrador conta com áreas restritas para controle de produtos, usuários e pagamento de créditos e produtos. A loja foi batizada de "Leilão Oculto", e funciona da seguinte forma: o preço ficará oculto na vitrine e só será revelado após o clique do cliente que, por sua vez, verificará o preço e escolherá se realiza a compra ou se dá outro lance para conseguir um preço melhor. O resultado será verificado com simulações em ambiente real, ilustrando compras de créditos e produtos na loja.

Equipe:
Carlos Augusto Rocha Heitor
Eduardo Koei Kunigami
Thales Fernandes Bomfim
Vinícius Marques Martinez

voltar ao topo


Projeto de Robótica Baseado em Microprocessadores e Transferência de Dados Via Wireless (2009)

Objetivo:

O desenvolvimento de um robô microprocessado, que capta dados via sensores e imagens por meio de câmera IP e envia-os via rede Ethernet Wireless. O robô possui sensores de infravermelho passivos (IVP), que funcionam pela detecção de irradiações infravermelhas em seu campo de alcance e sensores de ultrassom, sensíveis a movimentações mediante a reflexão de suas ondas. Para sua movimentação e comunicação, o protótipo carrega um microcontrolador que interpreta caracteres enviados serialmente via rede Ethernet Wireless e aciona seus motores, ou faz a leitura de seus sensores e envia ao usuário remoto uma resposta. O protótipo também conta com a capacidade de focalização automática pela câmera de seu lado, sua dianteira e sua traseira, por meio de sensores de posicionamento instalados junto ao motor de rotação. A partir destes sensores e motores, o robô se mantém apto a detectar pessoas e obstáculos.

Equipe:
Pedro Luiz Gonçalves Fabbris
Bruno Mitsuo Sato
Sergio Schina de Andrade

voltar ao topo


Projeto de Tratamento de Sinais Via Porta Serial Utilizando Técnicas de Programação Exemplificando em um Protótipo na Área de Robótica (2009)

Objetivo:

Desenvolvimento de um software cuja finalidade é disponibilizar um sistema informatizado na área de segurança de empresas e instituições objetivando prevenir, detectar e proteger o patrimônio e, principalmente, os colaboradores e clientes.

Equipe:
Allan Rodrigo Motroni
Carlos Alberto dos Reis Junior
Diego Teixeira da Mota e Silva

voltar ao topo


Esteira Industrial Transportadora com Controle de Velocidade Inteligente (2009)

Objetivo:

O desenvolvimento de um protótipo que simula uma esteira industrial controlada por programa de computação implementado em linguagem Java. O funcionamento da esteira apresenta movimentação e transporte de peças pequenas em certa direção, na qual as peças sairão da esteira ao mesmo tempo. O programa faz o ajuste de velocidade do motor, de modo que as peças sairão da esteira aproximadamente com o mesmo tempo pré-determinado pelo usuário, produzindo eficiência na produção e melhor controle no descarregamento dos objetos. O grande diferencial deste projeto é que o software de sincronização tem a função de corrigir o sincronismo, isto é, se uma peça for colocada em uma distância diferente, a esteira receberá sinais para fazer a correção automaticamente e sem intervenção humana. Pode-se considerar que assim o sistema a transforma em uma “esteira inteligente” que, após a entrada de algumas peças, entrará de modo automático em um regime de sincronização. Caso isso não ocorra, a esteira automaticamente se corrigirá para manter o regime sincronizado esperado inicial. Dessa forma todas as peças serão mantidas em distância correta sobre a esteira, saindo em tempo sincronizado.

Equipe:
Danilo Capp Rodrigues
Guilherme Romão Simões
Jéssica Rodrigues Cabral da Silva
Viviane Oliveira Ferreira dos Santos

voltar ao topo


Um estudo sobre Redes Neurais Artificiais (2009)

Objetivo:

Um estudo sobre Redes Neurais Artificiais, explicando o funcionamento do neurônio biológico e do artificial, as comparações e diferenças entre os mesmos, os métodos de aprendizado, as arquiteturas de redes, o funcionamento dos modelos de Redes Neurais mais comuns, a diferença dos problemas linearmente separáveis e não separáveis e o desenvolvimento de um software que utiliza RNA e é capaz de resolver estes problemas além de demonstrar o funcionamento de uma Rede Neural Simples.

Equipe:
Maracélia Souza Martins

voltar ao topo


Software Simulador Gráfico de Redes de Análise Paraconsistentes (2008)

Objetivo:

A criação do SimPARAnet, que é o primeiro software simulador gráfico dedicado ao apoio de projetos de tratamento de incertezas através de Redes que utilizam os fundamentos da Lógica Paraconsistente. Com sua utilização é possível formar Redes de Análises Paraconsistentes (RAPs) fazendo-se diferentes interligações de Nós de Análises Paraconsistentes (NAPs) e Cubos Analisadores Paraconsistentes (CAPs), efetuando todas as simulações necessárias através de aplicações de sinais modelados nas entradas, permitindo verificações dos resultados em qualquer ponto da rede. Dessa forma, será possível estudar as características comportamentais da Rede modelando e modificando a sua topologia até chegar aos resultados desejados, permitindo que o projetista concentre seu esforço apenas na lógica da Rede, abstraindo os detalhes de implementação dos algoritmos.

Equipe:
Gilberto Augusto Thomaz de Aquino Holms

voltar ao topo


A Aplicação da Inteligência Artificial em Jogos Eletrônicos  (2008)

Objetivo:

Desenvolvimento de jogos eletrônicos que utilizam técnicas de busca heurística, tais como: complemento observável, determinístico, seqüencial, discreto, agente único entre outros. O resultado desses jogos servirá ao mesmo tempo para analisar a carência ou o aprimoramento do conhecimento humano. Inicialmente foi apresentado um software aplicando a técnica de Inteligência Artificial, onde foi desenvolvido um mapa inteligente capaz de localizar o caminho mais rápido de ponto-a-ponto, no menor custo e tempo. A parte central do projeto é um simulador de um pequeno grupo de pessoas, onde cada ser vivo tem uma inteligência própria, mostrando infinsise como as relações entre elas podem ser diferentes devido a pequenas mudanças no ambiente.

Equipe:
Diogo Facin Gomes dos Reis
Fhelipe Sobral de Oliveira
Frederico Augusto Claudino Barbosa Pasin

voltar ao topo


Sistema Automático de Monitoramento de Presença em Ambiente (2008)

Objetivo:

Tem como objetivo principal elevar o grau de confiabilidade em sistemas de detecção de presença através da implementação de um software que faz o monitoramento de sensores instalados na planta a m ser monitorado por um usuário cadastrado. A detecção torna-se mais fácil, agilizando a tomada de decisão em caso de invasão.

Equipe:
Carolina Cortizo Santos Maia
Priscila dos Santos Ferreira
Samuel de Araújo Ribeiro
Thiago Rogério Custódio

voltar ao topo


Reconhecimento de Caracteres com Auxílio de Banco de Dados (2008)

Objetivo:

Reconhecimento de vogais através da utilização de um Banco ct Dados. Havendo o reconhecimento, este será visualizado em um display de sete segmentos para caracterizar o caractere em forma digital.

Equipe:
Márcio Nastari Dias

voltar ao topo


Protótipo de Automação de Controle de Grua Implementado por um Driver Microcontrolado (2006)

Objetivo:

Desenvolver um controle manual (joystick com os drives) para automatizar a cabeça remota de um protótipo de grua, fazendo movimentos do tipo pan (horizontal) e tilf (vertical) de uma câmera acoplada ao protótipo a partir de um sistema eletroeletrônico gerenciado por um driver microcontrolado (utilizado em máquinas CNC), em vez de um CLP, encoders ou um drive profissional, reduzindo assim o custo deste controle automatizado.

Equipe:
Ana Paula Pereira de Figueiredo
Arthur Tavares dos Anjos
Bruno Alves Romero
Cristiano Henriques da Costa
Ericka Marques de Oliveira Cunha

voltar ao topo


Sistema Para Captação da Freqüência Cardíaca (2006)

Objetivo:

Captar um sinal analógico cardíaco, convertê-lo em digital e transmiti-lo via porta paralela ao computador via software. Esta captação foi feita através de um coletor de dados (hardware) capaz de realizar a aquisição de dados analógicos do eletrocardiograma e do posterior envio das informações para um computador remoto, onde os sinais poderiam ser estudados através de um software de monitoração cardíaca.

Equipe:
Adriano Luiz Votta Bezerra
João Gomes da Silva Neto
Thiago Morelli da s font>

voltar ao topo


Implementação de Células Paraconsistentes Construídas em CPLDs (2006)

Objetivo:

Construir uma célula com as mesmas características do circuito original do robô Emmy (da Silva Filho, 1999), que foi confeccionado com circuitos integrados de Portas Lógicas e Amplificadores Operacionais. A célula foi desenvolvida em CPLD (Complex Programmable Logic Device), circuito integrado dedicado passível de configuração através de software e poderá ser utilizada em qualquer outro projeto, onde a aplicação da mesma seja necessária tendo uma maior velocidade e menor complexidade por ser desenvolvido diretamente em hardware.

Equipe:
Alice Nahas da Silva
Cláudio Luiz Magalhães Fernandes
Gláucia Cristina da Silva
Kelly Cristina Abou Arabi de Mendonça
Raquel Galhardo de Carvalho Lopes

voltar ao topo


Projetor de Vídeo Alternativo (PVA) (2006)

Objetivo:

Criar um aparelho de qualidade, como muitos comercializadores por grandes fabricantes do ramo, mas com a principal característica de ser produzido com baixo custo e peças recicladas.

Equipe:
Felipe Wellington da Silva

voltar ao topo


Projeto Limpatudo: Robô Automático de Limpeza (2005)

Objetivo:

Criação de um aspirador de pó compacto e automático para a limpeza de ambientes domésticos. Um robô microprocessado acoplado a um sistema de vácuo faz o trabalho de limpeza (aspiração) de um espaço fechado, delimitado por obstáculos, independente de intervenções humanas. O robô deve saber por onde já passou para não repetir caminhos e ser capaz de desviar de obstáculos, retornando ao ponto inicial ao final da tarefa.

Equipe:
Marcel Azevedo Massa
Estevan Silvester Rangel Kolonko
Bruno Silva de Oliveira
Delson Marques Gonçalves
Carlos Augusto Trudo

voltar ao topo


Controlador de PID implementado por hardware dedicado através de microcontrolador da família 8051 (2005)

Objetivo:

Construir um controlador PID de 8 bits fazendo uso de um microcontrolador e controlar duas plantas independentes com o mesmo tempo de amostragem.

Equipe:
Arthur Luiz Votta Bezerra
Bruno Tássio de Almeida
Bruno Vinicius Pinto de Miranda
Felipe Auersvald Sáfadi

voltar ao topo


Controle de Nível por CLP da Planta de Absorção de Gás (2005)

Objetivo:

Controlar o nível do reservatório de água de uma determinada planta (aplicado à automação da planta de absorção de gás do Laboratório de Engenharia Química da Unisanta através de um CLP).

Equipe:
Humberto Mangabeira Fonseca Jr.
Ronaldo Nunes Pinheiro
Rafael Aurélio da Silva Novaes
Thiago Damasco

voltar ao topo


Sistema Alternativo de Comunicação Sem Fio para Controle de Aparelhos Eletro-Eletrônicos Via Computador (2005)

Objetivo:

Criar um controle remoto via computador para facilitar a utilização desses aparelhos, garantindo assim um novo ambiente bem mais cômodo e agradável.

Equipe:
Caio César Alvarez Kissajikian
Gustavo Perissinotti Ribeiro de Souza
Rodrigo Amaro Rodrigues
Ronaldo Mendes Evaristo

voltar ao topo


Sistema de Automação de Blimp (balão radiocontrolado) (2004)

Objetivo:

Utilizando circuitos eletrônicos, sensores de ultra-som a distância, motores elétricos, hélices de plástico e os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, cinco alunos de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta) criaram um sistema de automação para um Blimp (miniatura de balão inflado com gás hélio), que pode ser utilizado como instrumento atrativo de marketing em eventos, monitoramento de um determinado local (acrescentando-se câmeras de vídeo ao sistema), entre outras aplicações. O trabalho foi um dos nove selecionados pela Unisanta para exposição promovida pelo SEBRAE e Incubadora de Empresas de Santos no ano de 2004. O evento mostrou projetos com potencial de mercado. Mais detalhes sobre o projeto podem ser encontrados aqui.

Equipe:
Carlos Eduardo Branco
Diego Dias de Gouvêa
Leonardo Gomes dos Santos
Leopoldo Henrique Fonseca
Lucas Vogel Bernardo

voltar ao topo


TCCs de Engenharia de Telecomunicações

Bloqueador de Freqüências (Bloqueador de Celular) (2007)

Objetivo:

O presente trabalho discorre sobre os bloqueadores de celular, aparelhos que têm a capacidade de impedir que uma região ou área consiga receber ou fazer qualquer ligação através do sistema de telefonia celular e descreve as tecnologias de telefonia móvel disponíveis no mercado. Além desta descrição, foi realizada a mostra da montagem de um bloqueador de celular através da adaptação e transformação de um circuito de vídeo em um oscilador de freqüências ligado em série com dispositivos capazes de interferir em um sinal de celular das tecnologias AMPS, CDMA e TDMA.

Equipe:

Fábio Batalha de Moura
José Luis de Oliveira Perez
Maurício Fernandes Correia
Rodrigo Rigoni Tavares

voltar ao topo


Controle e Acionamentos Via Tons DTMF (2007)

Objetivo:

O enfoque deste estudo são sistemas automatizados, sejam elas residenciais ou industriais, que possibilitam a execução de determinadas tarefas a distância, fazendo uso da tecnologia telefônica de Tons DTMF (Dual Tone Multi Frequency) juntamente ao conceito de eletrônica e sistemas de automação. O grande desafio era como lograr êxito na utilização de três dígitos, como senha no circuito e três multiplexadores, sem utilizar nenhum microprocessador ou microcontrolador. A solução foi identificar um sistema autônomo capaz de realizar o acionamento a distância, mas para isso foi necessário unir os conhecimentos acadêmicos à facilidade de acesso - por isso, foi utilizada uma comunicação de uso comum: o aparelho de telefone fixo e celular.

Equipe:

Anderson Soares dos Santos
Eder Sales de Oliveira
Keiton Henry Rodrigues
Rodrigo de Jesus Souza

voltar ao topo


Transmissão Streaming Via Internet (2007)

Objetivo:

Projeto baseado na transmissão de um vídeo ao vivo (Live Streaming) ou sobre demanda (On-Demand) via Internet, através de um codificador de vídeo e um servidor de streaming. A intenção do projeto é facilitar e reduzir os custos de uma implementação streaming, visto que atualmente o mercado cobra altos valores para disponibilização destes serviços.

Equipe:

Antonio Lima
Diego Nery
Leonardo da Costa
Ricardo da Silva

voltar ao topo


Implementação de Redes Wireless com Metodologia de Gerenciamento de Projetos (PMI) (2007)

Objetivo:

Este projeto consistiu no aprimoramento do sistema de atendimento aos clientes do CENESP (Centro Empresarial de São Paulo), trazendo agilidade, modernidade e melhora na qualidade do processo atual. Para o êxito destas metas foi instalada uma rede Wireless e utilizada como ferramenta principal a metodologia PMI (Project Management Institute) para gerenciamento do projeto, prevendo e identificando alguns dos principais problemas. Através desta ferramenta, foi possível obter uma prévia da visão futura do projeto, permitindo alterações e/ou restrições ainda na fase de planejamento, para que, ao término, um novo sistema de atendimento ao usuário estivesse disponível com maior eficiência e qualidade para todos os envolvidos.

Equipe:

Antonio Carlos Manga Junior
Heloisa Helena Marques de Arruda
Raquel Marilia Varela Ferreira
Roberto Rodrigues da Silva

voltar ao topo


Monitoramento Veicular Via GPS (2007)

Objetivo:

Implementação de um sistema de monitoramento e bloqueio veicular, que funciona através de rádio freqüência. Para tanto, foi utilizado um módulo transmissor conectado a sensores que enviam sinais de posicionamento para um módulo receptor, conectado à central de monitoramento, responsável pela localização e bloqueio do veículo.

Equipe:

Luverci Faleço
Othon Fulanete
Thiago Taipina

voltar ao topo


Controle de Esterilização de Pallets (2007)

Objetivo:

Obter um eficiente controle de pragas, atendendo a norma de internacional de medidas fitossanitárias NIMF-1%, mas também desenvolver um equipamento dispensando o uso de produtos químicos para realizar o tratamento de madeiras, uma vez que, atualmente, este vem sendo o método mais usado. Foi também desenvolvida uma estufa onde foram colocados os pallets de madeira, para que fosse possível realizar o devido tratamento por meio de aquecimento térmico.

Equipe:

André Resende de Freitas
Fábio de Freitas
Magally Michelle Bécue
Mauro Gonçalves Blanco

voltar ao topo


CARFID – Sistema de Monitoramento Veicular (2007)

Objetivo:

Integrar as tecnologias de fibra óticas e de identificação por rádio freqüência (RFID) na construção de um sistema de monitoramento veicular. Este sistema provém da instalação de microchips (tags) em veículos automotores emplacados dentro de uma cidade e da identificação destes microchips por antena RFID. Conforme um veículo com o chip passa por uma das antenas estrategicamente instaladas nas ruas do município, a antena detecta a presença do chip automaticamente e envia suas informações para um sistema informatizado através de uma rede ponto a ponto. Para o sistema informatizado foi criado um software de monitoramento desenvolvido em linguagem de programação de alto nível (Visual Basic), juntamente com um banco de dados (SqLite 3). Com o reconhecimento dos chips pelas antenas é possível multar veículos que furarem o rodízio municipal, auxiliar na busca de veículos roubados, etc.

Equipe:

Bruno Andrade de Rezende
Caio Freire de Barros Rodrigues
Cláudio Sini Filho
Victor Augusto Pedroso

voltar ao topo


Teleprompter Alternativo (2007)

Objetivo:

O presente trabalho teve como objetivo resultar na construção de um teleprompter alternativo com valor estimado de 50% do valor total de um equipamento profissional disponível no mercado, além de alcançar resultados similares quanto às características do modelo de mercado.

Equipe:

André Ricardo Augusto de Arruda
Débora Gonçalves
Luis Domingos Medaglia

voltar ao topo


Convergência de Mídia (2007)

Objetivo:

Estudar a tecnologia IPTV e uma possível implantação no Brasil, a fim de trazer interatividade e total controle de conteúdo para os assinantes. O trabalho objetivou ainda apresentar modelo de tecnologias de acesso baseados na tecnologia MPLS, tendo em vista uma fácil integração com modelos de redes já existentes e o aumento da escalabilidade, mostrando novas tecnologias que auxiliarão em uma possível implantação.

Equipe:

Claudemir Freitas Pereira
Jorgea Colentuano Balconi
José Ruy Borges Pereira Filho

voltar ao topo


Aplicações da Lógica Paraconsistente Anotada de
Anotação com dois Valores (LPA2v)
(2006)

Objetivo:

Baseado no algoritmo para-analisador, foi desenvolvido, em linguagem C, um software de controle de sistema denominado "Controlador Lógico Paraconsistente – Para-Control", capaz de fazer o tratamento de sinais contraditórios conforme as bases teóricas da lógica paraconsistente aplicados em Sistemas Especialistas.

Equipe:

Fernando Fabrício A Barsch
Guilherme Tineo Oliveira
Guilherme Acácio de Paula
André Vicente Alves

voltar ao topo

 

 

 

 

 

 

 

 

Engenharias em destaque



Ex-aluno de Engenharia de Computação, Raphael Mistro é analista na área de operações da Western Union


Ex-aluno da Faculdade de Engenharia de Computação é consultor sênior em multinacional


Professor de Engenharia da Unisanta integra quadro de consultores do CNPq


Site da USP disponibiliza palestras de professores de Engenharia da Unisanta


Renêe Augusto, ex-aluno de Engenharia de Computação, atua na área de qualidade da Vivo


Flávio Landim, aluno de Engenharia de Computação, é coordenador de gerenciamento de incidentes na Scania Latin America


Gilberto Holms, ex-aluno de Engenharia de Computação, é arquiteto de software em uma das maiores empresas brasileiras de TI


Ex-aluno de Engenharia de Computação atua na área de desenvolvimento de software em Londres


Aluna de Engenharia de Computação se torna coordenadora de projetos da multinacional Microsoft

© 2007-2014 Universidade Santa Cecília - Todos os direitos reservados.
Rua Oswaldo Cruz, 266 - 11045-907 - Boqueirão - Santos - SP - Brasil.
Tel: (13) 3202-7100 - Fax: (13) 3234-5297.