Estudantes apresentam projetos criados em curso gratuito de eletrônica oferecido pela Unisanta

Publicada em 26.12.2017

Criado objetivando oferecer a alunos matriculados nos diferentes cursos de graduação em Engenharia da Unisanta uma introdução prática ao mundo da eletrônica, a Faculdade de Engenharia da Unisanta oferece, uma vez ao ano, um curso de extensão básico em Eletrônica. A iniciativa, que tem como professores responsáveis Sabrina de Cássia Martinez, Fabiane Higa e Luís Fernando Pompeo Ferrara, coordenador dos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Computação da universidade. Colaboram ainda com os trabalhos Pedro Joaquim Verni e Ygor Telmo Rodrigues.

Voltado para estudantes matriculados nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia Química e Engenharia Mecânica da Unisanta, o curso apresenta, ao longo de 80 horas/aula, conceitos básicos da eletrônica analógica, dimensionamento de componentes e programação de sistemas embarcados, criando oportunidades para que os participantes sejam capazes de gerar soluções para diferentes tipos de situações relacionadas às suas áreas de atuação.

"O aluno que se matricula no curso já possui um diferencial, pois está disposto a aprender algo que não está em sua grade curricular convencional. Esta experiência faz o aluno assimilar os conceitos básicos de eletrônica e a importância de se trabalhar em grupo e com áreas diferentes", explica a professora Sabrina Martinez, responsável pelas aulas.

Um dos alunos de Engenharia que buscou complementar a sua formação no curso foi justamente o estudante de Engenharia Mecânica Matheus Pilon de Morais. Vencedor da categoria “Melhor Trabalho Concluído” e melhor na área de Engenharias e Tecnologias no 17º CONIC-SEMESP, realizado neste ano, Matheus, que deixou para trás mais de 2 mil projetos de estudantes de todo o país, foi um dos participantes da iniciativa no ano retrasado. O trabalho teve a orientação das professoras Raquel Galhardo, Sabrina Martinez e do professor Luís Fernando Pompeo Ferrara. Colaboraram ainda com o projeto Fabiane Higa Fagundes, o Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada (GPEA) e o Núcleo de Pesquisa em Eletrônica (NPE).

Buscando cursos extracurriculares que pudesse realizar durante a graduação, e seguindo a sugestão de um professor, Matheus revela ter tido uma experiência muito boa com a iniciativa: “no curso, pude conhecer mais sobre eletrônica, o funcionamento de alguns componentes, fabricação de circuitos impressos e desenvolver habilidades de programação para resolver os exercícios que envolviam o uso da plataforma Arduino. Tudo isso contribuirá para a minha formação profissional”, explica o aluno, que desenvolveu uma janela automatizada com sensor de umidade.

O estudante explica ainda que foi justamente a partir da apresentação do projeto de encerramento do curso que acabou convidado pela professora Sabrina para continuar com o projeto, implementando diversas melhorias, como a instalação de um display e até uma forma de se acionar a janela à distância: “após a realização desse estudo, realizamos o envio para o CONIC, onde o projeto foi apresentado. Pretendo continuar aprimorando meus conhecimentos em eletrônica, possivelmente com uma pós-graduação ou até mesmo cursando uma graduação nesta área”, revela.

No encerramento da quinta turma do curso (foto no início desta matéria; clique para ampliar) foram apresentados diversos projetos de conclusão (abaixo; clique para ampliar as fotos), que foram avaliados nesta oportunidade pelas professoras Tatiani Sabaris e Raquel Galhardo.

Inscrições - Outras informações sobre o curso básico de extensão em Eletrônica, com inscrições abertas anualmente e que chegará em 2018 à sua sexta turma, podem ser obtidas na diretoria dos cursos de Engenharia da Universidade Santa Cecília, localizada na sala M-117 do Bloco M.

Grupo I
Veículo explorador

Elidio Carlos Macedo Filho
João Gabriel Luna dos Santos